top of page
  • Redação

Dinâmica: As vozes das cores

Atualizado: 15 de mai. de 2023



Número de participantes: ilimitado.

Materiais: Massinha de modelar de várias cores, duas cartolinas brancas, papel crepom colorido, papel celofane colorido, lápis de cor, canetinhas coloridas, duas tesouras sem ponta, cola, perucas (de lã, retalhos de tecidos, papel ou outros materiais) e tecidos coloridos.


Como fazer: Distribua os participantes em quatro grupos. Oriente que cada grupo representará uma cor litúrgica: vermelha, branca, verde ou roxa. Informe que cada grupo receberá um material diferente e deverá fazer uma breve apresentação criativa mencionando quais tempos litúrgicos esta cor litúrgica representa e quais são seus significados. Na apresentação, o grupo não deverá mencionar sua cor, pois os demais participantes deverão adivinhá-la a partir da apresentação realizada. Poderá dramatizar uma cena bíblica à qual esta cor identifica, recitar um poema, contar uma história, criar um cenário e explicá-lo, enfim, a criatividade é livre.


Para cada grupo, ofereça os seguintes materiais e orientações: Grupo 1: Entregar massinha de modelar e uma cartolina para representarem a cor litúrgica vermelha. Dizer que o vermelho é a cor do Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor, da Sexta-feira da Paixão e do Domingo de Pentecostes. Por isso, representa martírio, amor divino e o fogo do Espírito Santo.


Grupo 2: Entregar as perucas e os tecidos para representarem a cor roxa. Dizer que o roxo é a cor litúrgica do Tempo do Advento, do Tempo da Quaresma e da Semana Santa. Por isso, representa arrependimento e penitência, humildade e serenidade.


Grupo 3: Entregar o papel crepom, o papel celofane e uma tesoura para representarem a cor branca. Dizer que o branco é a cor litúrgica da Solenidade do Natal e do Tempo do Natal, da Quinta-feira Santa e da Vigília Pascal, do Sábado Santo e da Festa de Nossa Senhora. É a cor usada no Tempo Pascal. Representa alegria, vitória, ressurreição e pureza.


Grupo 4: Entregar uma cartolina, as canetinhas, o lápis de cor, a cola e uma tesoura para representarem a cor verde. Dizer que o verde é a cor litúrgica usada no Tempo Comum. Neste período aprendemos sobre a vida de Cristo e por isso a cor verde representa esperança, crescimento e fé em Jesus.


Durante as apresentações não é necessário que todos do grupo participem (em grupos grandes, pode ser difícil fazê-lo), mas convém dizer que seria bacana se o grupo se esforçasse para permitir que todos desempenhem algum papel. Ao final da apresentação de cada grupo perguntar aos demais participantes qual cor acham que está sendo apresentada. Esclarecer dúvidas caso haja erros, complementando dados sobre a cor litúrgica em questão, e parabenizar a criatividade de cada grupo nas apresentações.


 

Sobre a obra:



O Ano Litúrgico - jogos, artes e dinâmicas para a catequese é um livro que reúne diferentes propostas de atividades para apresentar dinamicamente o tema do Ano Litúrgico, sendo este um conteúdo presente no programa e em muitos manuais de catequese. É um recurso que visa contribuir para explorar junto aos catequizandos alguns aspectos presentes nas celebrações. É, portanto, um subsídio complementar à prática catequética.

676 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page