top of page

Gincana: Os Evangelistas

Redação


Duração: 30 minutos. Material: Bíblia; uma folha de cartolina ou papel kraft, dividida em quatro partes, contendo em cada uma o nome e a imagem dos evangelistas; pequenas tiras de papel com informações sobre os evangelistas e seus evangelhos. Sugestões de frases: “Escreveu o primeiro dos quatro evangelhos”, “Não conheceu pessoalmente Jesus”, “Relatou a infância de Jesus”, “Seu nome significa Senhor Amou".


Desenvolvimento: Os participantes sentam-se em linha, um ao lado do outro, com as mãos unidas como em oração. O líder da dinâmica relata sobre a vida dos evangelistas (Mateus, Marcos, Lucas e João), de acordo com o texto de fundamentação, sem mencionar de qual deles está falando. Comenta também que, com o registro dos evangelhos, o conhecimento sobre a vida de Jesus e seus ensinamentos, foi disponibilizado para todos e foi passado de geração a geração até os dias de hoje. Após o relato, explicar aos participantes que farão uma dinâmica para memorizar informações sobre os evangelistas. Para esse momento, realizar as seguintes etapas:


  • Mostrar os cartazes preparados com o nome e imagem dos evangelistas para receber as informações sobre eles.

  • Solicitar que um dos participantes saia do local da dinâmica e aguarde ser chamado para retornar.

  • O líder escolhe uma das tiras de papel que tem escrita uma frase do evangelho, coloca-a entre suas mãos que estão em posição de oração.

  • Passa suas mãos, com a frase e em posição de oração, entre as mãos dos participantes, que também estarão unidas em posição de oração. Repete essa passagem várias vezes.

  • Em uma das vezes que fizer a passagem nas mãos, o líder deposita o papel nas mãos de um dos participantes, sem que os outros percebam e continua com o mesmo procedimento, dificultando, aos participantes, perceberem com quem está a tira de papel.

  • Chamar o participante afastado, explicar que nas mãos de uma das pessoas presentes foi colocada uma tira de papel e que este terá duas ou três chances para adivinhar com quem ela está.

  • Em caso de acerto, o participante que for descoberto dirige-se aos cartazes e cola a frase no local que considera correto. Caso não haja acerto, a pessoa que estava com o papel se revela, entrega-o para aquele que deveria ter acertado e este colará a frase no cartaz. Cabe ao líder aprovar a escolha, bem como fazer comentários ou solicitá-los aos participantes.

  • Repetir a atividade conforme a quantidade de frases elaboradas até que todas tenham sido utilizadas.

  • Ao término da dinâmica convidá-los a contemplar as informações reunidas e a realizarem uma oração espontânea de agradecimento pelos evangelistas e por todas as pessoas que, até hoje, dedicam-se a transmitir os ensinamentos de Jesus.

Sugestão complementar:

Para a realização dessa atividade de forma mais compactada pode ser utilizado sorteio das frases para que sejam colocadas no cartaz, de acordo com o respectivo evangelista. No caso da gincana online, o participante (ou participantes) pode fazer a construção do cartaz após receber as frases por e-mail. A oração criada pelos participantes também pode ser registrada em forma de: cartaz, gravação ou power point e apresentada no dia do encerramento da gincana.

 

Sobre a obra:

Frei Ludovico Garmus Cornelia Fantini Kucek


As gincanas bíblicas constituem um marco no que se refere à evangelização nas comunidades, e partindo da experiência dos autores na realização destas gincanas, eles constataram a necessidade de oferecer fundamentação bíblica às pessoas que lideram e participam delas. Por isso elaboraram este livro, que com uma posposta de forma bem clara, apresenta uma gincana bíblica para auxiliar no processo de evangelização.

 
 
 

留言


bottom of page