top of page
  • Redação

Gincana: Os Evangelistas



Duração: 30 minutos. Material: Bíblia; uma folha de cartolina ou papel kraft, dividida em quatro partes, contendo em cada uma o nome e a imagem dos evangelistas; pequenas tiras de papel com informações sobre os evangelistas e seus evangelhos. Sugestões de frases: “Escreveu o primeiro dos quatro evangelhos”, “Não conheceu pessoalmente Jesus”, “Relatou a infância de Jesus”, “Seu nome significa Senhor Amou".


Desenvolvimento: Os participantes sentam-se em linha, um ao lado do outro, com as mãos unidas como em oração. O líder da dinâmica relata sobre a vida dos evangelistas (Mateus, Marcos, Lucas e João), de acordo com o texto de fundamentação, sem mencionar de qual deles está falando. Comenta também que, com o registro dos evangelhos, o conhecimento sobre a vida de Jesus e seus ensinamentos, foi disponibilizado para todos e foi passado de geração a geração até os dias de hoje. Após o relato, explicar aos participantes que farão uma dinâmica para memorizar informações sobre os evangelistas. Para esse momento, realizar as seguintes etapas:


  • Mostrar os cartazes preparados com o nome e imagem dos evangelistas para receber as informações sobre eles.

  • Solicitar que um dos participantes saia do local da dinâmica e aguarde ser chamado para retornar.

  • O líder escolhe uma das tiras de papel que tem escrita uma frase do evangelho, coloca-a entre suas mãos que estão em posição de oração.

  • Passa suas mãos, com a frase e em posição de oração, entre as mãos dos participantes, que também estarão unidas em posição de oração. Repete essa passagem várias vezes.

  • Em uma das vezes que fizer a passagem nas mãos, o líder deposita o papel nas mãos de um dos participantes, sem que os outros percebam e continua com o mesmo procedimento, dificultando, aos participantes, perceberem com quem está a tira de papel.

  • Chamar o participante afastado, explicar que nas mãos de uma das pessoas presentes foi colocada uma tira de papel e que este terá duas ou três chances para adivinhar com quem ela está.

  • Em caso de acerto, o participante que for descoberto dirige-se aos cartazes e cola a frase no local que considera correto. Caso não haja acerto, a pessoa que estava com o papel se revela, entrega-o para aquele que deveria ter acertado e este colará a frase no cartaz. Cabe ao líder aprovar a escolha, bem como fazer comentários ou solicitá-los aos participantes.

  • Repetir a atividade conforme a quantidade de frases elaboradas até que todas tenham sido utilizadas.

  • Ao término da dinâmica convidá-los a contemplar as informações reunidas e a realizarem uma oração espontânea de agradecimento pelos evangelistas e por todas as pessoas que, até hoje, dedicam-se a transmitir os ensinamentos de Jesus.

Sugestão complementar:

Para a realização dessa atividade de forma mais compactada pode ser utilizado sorteio das frases para que sejam colocadas no cartaz, de acordo com o respectivo evangelista. No caso da gincana online, o participante (ou participantes) pode fazer a construção do cartaz após receber as frases por e-mail. A oração criada pelos participantes também pode ser registrada em forma de: cartaz, gravação ou power point e apresentada no dia do encerramento da gincana.

 

Sobre a obra:

Frei Ludovico Garmus Cornelia Fantini Kucek


As gincanas bíblicas constituem um marco no que se refere à evangelização nas comunidades, e partindo da experiência dos autores na realização destas gincanas, eles constataram a necessidade de oferecer fundamentação bíblica às pessoas que lideram e participam delas. Por isso elaboraram este livro, que com uma posposta de forma bem clara, apresenta uma gincana bíblica para auxiliar no processo de evangelização.

293 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page