• Redação

Lançamento: Catequese e internet - Os processos catequéticos e as novas tecnologias

No terceiro dia da Super Semana de Catequese, recebemos os autores Welder Lancieri Marchini e Pe. Thiago Faccini Paro para um bate-papo sobre o tema: "Catequese e internet". A ocasião marcou o pré-lançamento da obra homônima.

“Nós estamos nesse livro falando sobretudo como catequistas e teólogos. E tentamos pegar toda aquela reflexão sobre os meios de comunicação, sobre a internet, e traduzir para a linguagem catequética. A nossa motivação é essa: oferecer um instrumento, sobretudo para os catequistas, que contribua para que esse catequista”, explica Welder.


Para o Pe. Thiago, catequese e internet combinam e a ferramenta é uma aliada: “Nós, como catequistas, precisamos pensar: Quem são os nossos catequizandos? Precisamos conhecer nossos catequizandos e dizer que não é porque não sou dessa geração que não quero saber desse mundo virtual, desse mundo digital. Para uma catequese bem feita, atrativa, nós precisamos e devemos utilizar os meios digitais”.


Sobre a obra:

Somos cada vez mais dependentes da internet. Pagamos contas, consultamos endereços, fazemos ligações telefônicas e compramos produtos. A internet deixou de ser um ambiente onde entramos para consultar dados. Ela se tornou um meio para nos relacionarmos com o mundo, e mais que isso, influencia o modo como essas relações acontecem. Partindo de situações próprias do ambiente pastoral e da vida cotidiana, dialogando com as inspirações catecumenais da catequese de iniciação à vida cristã, este livro se propõe a oferecer ferramentas a partir de uma reflexão pastoral, que serve tanto àquele catequista que quer se iniciar no diálogo e uso das novas tecnologias, mas também para equipes de coordenação pensarem com suas equipes o planejamento catequético e a formação de catequistas.


Sobre os autores:


Pe. Thiago Faccini Paro é mestre em Teologia e especialista em Liturgia, Ciência e Cultura pela PUC-SP. Especialista em Espaço Litúrgico e Arte Sacra pela PUC-RS. Pedagogo, é autor da coleção de manuais de catequese “O Caminho”, assim como dos livros “As celebrações do RICA: conhecer para bem celebrar”, “Conhecer a fé que professamos” e “Livro de inscrição dos Eleitos”. Colabora com a Igreja do Brasil como assessor do Setor de Espaço Litúrgico, da Comissão Episcopal Pastoral para Liturgia da CNBB, e atua como secretário executivo da Associação dos Liturgistas do Brasil – ASLI. Assessora, ainda, cursos de formação litúrgica e de Iniciação Cristã em diversas comunidades eclesiais.


Welder Lancieri Marchini é doutor em Ciência da Religião (PUC-SP) onde pesquisou o Vaticano II, Mestre em Ciência da Religião (PUC-SP) onde pesquisou a vivência paroquial na metrópole. Atualmente é doutorando em Teologia (PUC-Rio) onde pesquisa método teológico e tem a função de editor teológico na Editora Vozes. É autor de obras na área de catequese e pastoral. Pela Editora Vozes publicou o livro “Perseverando com Jesus” (catequista e catequizando) e “Escolhendo Jesus: jovens cristãos para uma nova sociedade”. É coordenador da Coleção Iniciação à Teologia e professor e coordenador do curso de Teologia da Universidade São Francisco.


Adquira a obra no site: www.livrariavozes.com.br

Clique aqui para assistir aos vídeos da 2ª Edição da Super Semana de Catequese!

31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo