• Redação

O caminho aberto por Jesus, por José Antonio Pagola

Os quatro evangelhos constituem para os seguidores de Jesus uma obra de importância única e irrepetível. Não são livros didáticos que expõem uma doutrina acadêmica sobre Jesus, tampouco biografias redigidas para informar com detalhe a sua trajetória histórica. Esses relatos nos aproximam de Jesus tal como era recordado com fé e com amor pelas primeiras gerações cristãs. Por um lado, neles encontramos o impacto causado por Jesus nos primeiros que se sentiram atraídos por Ele e o seguiram. Por outro, foram escritos para levar novos discípulos a segui-lo.

Por isso, os evangelhos convidam a entrar em um processo de mudança, de seguimento de Jesus e de identificação com seus projetos. São relatos de conversas, e dessa mesma forma devem ser lidos, anunciados, meditados e guardados no coração de cada crente e no seio de cada comunidade cristã.


Estas obras, que reúnem alguns dos vários comentários aos textos dos quatro evangelhos publicados pelo autor, foram escritas com a finalidade de ajudar a entrar pelo caminho aberto por Jesus, centrando a nossa fé no seguimento de sua pessoa. Uma série de livros que nasce da vontade de recuperar a Boa Notícia de Jesus para os homens e mulheres de nosso tempo.


Saiba mais sobre cada obra:


O caminho aberto por Jesus - Lucas


Depois de presentear o leitor brasileiro com dois clássicos do autor - Jesus, aproximação histórica e Pai-nosso, orar com o espírito de Jesus - a Vozes lança a reflexão de PAGOLA sobre o Evangelho de Lucas. Esta obra foi escrita com a finalidade de ajudar a entrar pelo caminho aberto por Jesus, centrando a nossa fé no seguimento de sua pessoa. Um livro que nasce da vontade de recuperar a Boa Notícia de Jesus para os homens e mulheres de nosso tempo. O Evangelho de Lucas é, sem dúvida, o primeiro que temos de ler para descobrir com satisfação a Jesus, o Salvador enviado por Deus “para buscar e salvar o que estava perdido”. Também é o mais acessível para captar a mensagem de Jesus como Boa Notícia de um Deus compassivo, defensor dos pobres, curador dos enfermos e amigo dos pecadores.

 

O caminho aberto por Jesus - Mateus


O caminho aberto por Jesus, em quatro volumes, dedica-se a comentar os quatro evangelhos com a preocupação de oferecer acesso ao Jesus histórico. Nesse volume temos o evangelho de Mateus. A tônica dos comentários é de aproximar o leitor da pessoa de Jesus Cristo, suas palavras e gestos, bem como indicar como vivê-la hoje. O Evangelho de Mateus tem sido o mais lido e citado desde os primeiros séculos. Tem gozado de um prestígio extraordinário e sempre ocupou o primeiro lugar nas listas de evangelistas. Chamam-no de “o Grande Evangelho”, pois, ao longo de seus vinte e oito capítulos, expõe de forma mais extensa que nenhum outro ensinamento de Jesus.

 

O caminho aberto por Jesus - João


Esta obra reúne alguns dos vários comentários aos textos do evangelho de João e foi escrita com a finalidade de ajudar a entrar pelo caminho aberto por Jesus. O Evangelho de João é muito diferente dos outros relatos evangélicos. O enfoque do escrito, o marco da atividade de Jesus, sua linguagem e, sobretudo, seu conteúdo teológico lhe dão um caráter próprio. O Evangelho de João ilumina a pessoa de Jesus e sua atuação com uma profundidade nunca antes desenvolvida por nenhum outro evangelista.

 

O caminho aberto por Jesus - Marcos


Esta obra reúne alguns dos vários comentários aos textos dos quatro evangelhos e foi escrita com a finalidade de ajudar a entrar pelo caminho aberto por Jesus. Com seus dezesseis capítulos, o Evangelho de Marcos é o mais breve de todos. Talvez por isso tenha ocupado por muito tempo um discreto segundo plano. Hoje, entretanto, adquiriu grande interesse por ser o relato mais antigo sobre Jesus que chegou até nós. Além disso, Mateus e Lucas o assumiram como base de seus respectivos evangelhos.


Sobre o autor:


José Antonio Pagola


O autor cursou Teologia e Ciências Bíblicas na Pontifícia Universidade Gregoriana, no Pontifício Instituto Bíblico de Roma e na Escola Bíblica e Arqueológica Francesa de Jerusalém. Foi professor de Cristologia na Faculdade Teológica do Norte da Espanha (Vitória). É autor de diversas obras de teologia, pastoral e cristologia e diretor do Instituto de Teologia e Pastoral de São Sebastião. Há muitos anos se dedica exclusivamente a pesquisar e tornar conhecida a pessoa de Jesus, em obras como: O caminho aberto por Jesus, Voltar a Jesus, Grupos de Jesus e É bom crer em Jesus.

60 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo