Contato

Loja Virtual

Site Institucional

Desenvolvido por - Editora Vozes

  • Redação

O que é catequese?

Por Débora Pupo

Com o termo catequese, queremos denominar a ação da Igreja de catequizar, isto é, seu intuito de educar a fé e orientar a vida de seus membros para um compromisso pautado nos valores do Evangelho e em sua própria tradição.


De origem latina e grega, a palavra Catequese está relacionada à comunicação e transmissão de mensagens

A palavra Catequese tem sua origem no verbo latino “katechein” que significa falar de cima, fazer eco. Está em relação com o verbo grego “katecheo” que tem que ver com informar, contar, comunicar. Sendo assim já percebemos que se trata de uma ação que envolve a capacidade de transmitir uma mensagem.

Para nos ajudar a aprofundar o sentido de catequese, podemos resgatar uma afirmação de Bento XVI que diz: “ao início do ser cristão, não há uma decisão ética ou uma grande ideia, mas o encontro com um acontecimento, com uma Pessoa que dá à vida um novo horizonte e, desta forma, o rumo decisivo” (Deus Caritas Est 1). Quem é essa Pessoa? O próprio Jesus que fez-se homem para mostrar à humanidade que só Deus pode preencher por completo o coração humano.


Um convite

Portanto, somos convidados para um encontro pessoal e íntimo com a pessoa de Jesus Cristo e a catequese é chamada a ser a mediação deste encontro. Sim, embora o caráter de instrução seja forte, não se trata de transmitir conteúdos e sim de apresentar uma Pessoa, de conduzir a um encontro, de fazer eco a um amor imenso que não mede esforços para alcançar a quem ama.


Gostaria de recordar mais uma citação, agora do Papa Francisco que ao ser questionado, por uma menina de 10 anos, sobre o qual o motivo de ir à catequese, respondeu: “Você vai à catequese para conhecer melhor a Jesus […] o catecismo vai nos ajudar a conhecermos melhor a Jesus nosso amigo e sua grande família que a Igreja […] não é tanto para aprender sobre Jesus, mas para procurar conhecê-lo como pessoa”.


Com base nas reflexões que apresentei até aqui podemos concluir que o significado de catequese está além do repasse de uma doutrina arcaica e sem fundamento. Quando a Igreja propõe a catequese como ação pastoral prioritária ela pensa em um caminho de crescimento na fé, de construção da identidade cristã, de cultivo da espiritualidade por meio da oração, aproximação e meditação das Escrituras, participação na liturgia e transformação da vida.

Catequese significa processo, caminho de formação para o discipulado na busca incessante de nos assemelharmos a Jesus Cristo nosso Mestre e Senhor.
138 visualizações1 comentário