top of page
  • Redação

O que é o Tempo Comum?

O tempo comum envolve 33 a 34 domingos, sendo um tempo dividido em duas partes.



A primeira tem início no dia seguinte à Festa do Batismo do Senhor, indo até a terça-feira anterior à Quarta-feira de Cinzas (quando começa a Quaresma).


A segunda parte do Tempo Comum inicia-se na segunda-feira depois do Domingo de Pentecostes, encerrando no sábado que antecede ao 1° Domingo do Advento, quando um novo Ano Litúrgico começa.


O Tempo Comum refere-se à caminhada da Igreja no seguimento a Jesus Cristo, alimentada pelos sacramentos. Os temas de cada domingo são independentes, embora pautados em determinada leitura da Sagrada Escritura e imbuídos dos ensinamentos.


A cor litúrgica do Tempo Comum é verde e, neste período, promove-se uma espiritualidade de escuta da Palavra de Deus. O principal ensinamento presente no Tempo Comum é o anúncio do Reino de Deus.


Convém salientar que, quando o Tempo Comum reinicia na segunda-feira após a Solenidade de Pentecostes, no domingo seguinte celebra-se a Solenidade da Santíssima Trindade, quando se usa a cor branca na liturgia.

 


O Ano litúrgico - jogos, artes e dinâmicas para a catequese é um livro que reúne diferentes propostas de atividades para apresentar dinamicamente o tema do Ano Litúrgico, sendo este um conteúdo presente no programa e em muitos manuais de catequese. É um recurso que visa contribuir para explorar junto aos catequizandos alguns aspectos presentes nas celebrações. É, portanto, um subsídio complementar à prática catequética.



1.222 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page