• Redação

Qual a diferença entre Tempo do Advento e o do Natal?

Descubra no texto abaixo!

Para a Igreja existem dois tempos: o do Advento e o do Natal. O calendário litúrgico da Igreja Católica, equivalente ao ano civil, começa com o Advento, em novembro.


O Tempo do Advento inicia-se quatro domingos antes do Natal e termina no dia 24 de dezembro com a comemoração do nascimento de Cristo.


Já o Tempo do Natal vai da véspera do Natal até o primeiro domingo depois da Festa da Epifania. No ciclo do Natal são celebradas as festas da Sagrada Família (30 de dezembro), da Circuncisão do Senhor (1º de janeiro), de Santa Maria Mãe de Deus (1º de janeiro), dos Santos Reis ou dos Reis Magos (6 de janeiro) e do Batismo de Jesus (primeiro domingo após a Epifania). Todas as festividades de Natal acabam na Epifania.


Queimam-se as palhinhas do presépio na Amazônia e no Nordeste e como se diz na Itália: “L’Epifania tute le feste a porta via”: A Epifania leva embora todas as festas.


Mas o Carnaval as traz de volta. E, no Brasil, o Carnaval já dá seus brados no réveillon de 1º de janeiro, em plena Festa da Circuncisão de Jesus.

 

Guia de curiosidades católicas


Evaristo Eduardo de Miranda


Visitar o território do imaginário católico é inevitável, independente da fé de cada um, isso por uma razão simples: ele é feito de tempo, mais do que de espaço. Uma malandragem de poetas, papas visionários, teólogos, místicos e sonhadores. Descubra o que Chico Buarque, Ivan Lins e Tom Jobim fazem neste guia de curiosidades católicas.


Adquira a obra no site: www.livrariavozes.com.br

77 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo