• Redação

Reflexão do Evangelho: Ide e pregai o Evangelho a toda criatura! | Mc 16,15-20

Por Pe. Almerindo da Silveira Barbosa


Celebramos, neste domingo, a Solenidade da Ascenção do Senhor aos céus. Cristo que volta para o Pai e leva consigo toda a humanidade, revelando a ela seu novo destino. Depois da passar por este mundo, implantando o Reino de Deus, Jesus volta para o Pai, para permanecer em sua glória.


Meditamos, nesta solenidade, o Evangelho de São Marcos 16,15-20. O ressuscitado se manifesta aos discípulos, dando-lhes as últimas recomendações para a missão. Devem ir por todo o mundo e anunciar a mensagem do Reino a toda criatura. Faz, ainda, uma promessa, dizendo que, “quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado”. Aqueles que crerem realizarão muitos prodígios em seu nome.


Os discípulos são chamados a evangelizar e, na experiência de espalhar o Evangelho verão e viverão milagres que Ele prometeu ao enviá-los. Expulsar demônios, falar novas línguas, pegar em serpentes, beber veneno, curar doentes, são alguns dos sinais que os discípulos experimentarão. Sinais estes que também nós experimentamos pela força da fé, vivida e praticada no dia a dia de nossa vida.


Pelo chamado de Jesus os discípulos devem anunciar o Evangelho e atingir todos os homens. Para isso eles precisam, primeiro, ser discípulos do mestre. Precisam ter aprendido com sua mensagem. Renovados por ela é que terão condições de sair por todo o mundo e chegar a todos os homens, de todos os cantos da terra.


Assim, tornar-se discípulo de Jesus é, em primeiro lugar, aprender seus ensinamentos, através de suas palavras, de seus gestos, de sua vida oferecida por amor. Experimentados pela vida do Mestre, terão condições de fazer com que outras pessoas, também, façam essa experiência e tornam-se missionários do Reino.


O Ide de Jesus nada mais é do que assemelhar-se a Ele, reproduzir sua vida e sua missão e participar do seu destino, assumindo sua causa e se dispondo a ser enviado em nome Dele e no lugar Dele. Por isso, o chamado do Senhor é também a nós, seus discípulos de hoje, para irmos, sem medo, anunciar a Boa Nova do Reino de Deus.


Como seguidores do ressuscitado somos chamados a assumir esse IDE de forma autêntica e verdadeira, porque a todos nós o Senhor convoca a anunciar o Evangelho a todos e em todos os cantos do mundo. Só assim cumpriremos o mandato dele em nossa vida.


Para que isso aconteça precisamos acreditar nas promessas de Jesus, deixando que Ele nos acompanhe e nos confirme com seus sinais e prodígios, concretizados através do nosso testemunho e de nossas ações.


Questione-se, meu irmão e irmã: na vivência do seu batismo, você tem obedecido ao mandato de Jesus? Você se sente comprometido com o Evangelho? Tem percebido os sinais de Jesus em sua vida?

Pe. Almerindo da Silveira Barbosa, formado em Filosofia e Teologia, pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Minas Gerais, o colunista também possui especialização em Ensino Religioso, pela Faculdade do Noroeste de Minas (FINOM), e em Teologia Pastoral, realizada na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, em Belo Horizonte. Pe. Almerindo é coautor da coleção “Deus Conosco” e do livro Quem é esse Jesus e autor da obra A missa – Conhecer para viver, também publicado pela Editora Vozes.

108 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo