• Redação

Reflexão do Evangelho: Não tenhas medo | MT 10,26-33

Por Pe. Almerindo da Silveira Barbosa

No texto do Evangelho desse domingo Jesus repete, por três vezes, a expressão “não tenhais medo”. Ele sabe que seus discípulos enfrentarão as dificuldades e as perseguições inerentes à missão que assumiram.


A perseguição será algo inevitável para os seguidores de Jesus pois, para viver o Evangelho, encontrarão opositores que farão de tudo para que a missão não frutifique. Por isso, Jesus pede para não terem medo, não desanimarem, mas continuarem, com coragem e ousadia. Mesmo diante das dificuldades, a mensagem do Evangelho deve ser “proclamada na escuridão e na luz do dia, ao pé dos ouvidos e sobre os telhados”.


Ao dizer para os seus que não devem ter medo, Jesus alerta que o pior inimigo a ser enfrentado é, exatamente, o medo. É ele que impede de anunciar a Palavra de vida, a mensagem do Reino. É preciso ter coragem de anunciar, para que a missão não seja fracassada ou até interrompida, por causa do medo.


É natural que em nossa vida passemos por muitos medos. Temos medo do futuro, da solidão, de ficar sozinhos, sem a amizade e o amor das pessoas. Temos medo das críticas, medo de confessar nossas fragilidades, etc. Muitos são os nossos medos. Quando nossa vida não está habitada por um amor forte ou uma fé firme, facilmente caímos no medo e fracassamos.


É preciso ter confiança em Jesus Cristo e em suas promessas. Se confiarmos n’Ele seremos reconhecidos diante do Pai, mas se tivermos medo, seremos negados por Ele.

Hoje não enfrentamos os perigos encontrados pelos primeiros seguidores de Jesus, conforme nos apresenta o Evangelho de São Mateus. Não sejamos ingênuos! A perseguição existe. É perseguido quem assume, em sua vida, o Evangelho de Jesus em sua radicalidade. É perseguido quem não se acovarda diante das injustiças praticadas em nossos dias. É perseguido quem não aceita obter altos lucros, porque sabe que o caráter e a honestidade estão acima do querer bancar-se de esperto e fazer da vida dos outros degraus para subir a íngreme escada da existência humana.


Que saibamos escutar e acolher, em nossos corações, as palavras de Jesus de não termos medo e assumirmos, com coragem, ousadia e audácia, nosso compromisso de anunciadores da Boa Nova do Reino. Por elas, sejamos estimulados a enfrentar nossos medos e as realidades opositoras à mensagem de Jesus Cristo.

Pe. Almerindo da Silveira Barbosa, formado em Filosofia e Teologia, pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Minas Gerais, o colunista também possui especialização em Ensino Religioso, pela Faculdade do Noroeste de Minas (FINOM), e em Teologia Pastoral, realizada na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, em Belo Horizonte. Pe. Almerindo é coautor da coleção “Deus Conosco” e do livro Quem é esse Jesus e autor da obra A missa – Conhecer para viver, também publicado pela Editora Vozes.

0 visualização

Contato

Loja Virtual

Site Institucional

Desenvolvido por - Editora Vozes