• Redação

Reflexão do Evangelho: O Reino dos céus é como um tesouro escondido! | MT 13, 44-52

Por Pe. Almerindo da Silveira Barbosa

O texto evangélico deste domingo (Mt 13,44-52), mais uma vez, conta-nos três parábolas: o tesouro escondido; pérolas preciosas; rede lançada ao mar. Com elas concluímos o capítulo treze do Evangelho de Mateus e o coroamento das parábolas do Reino dos céus.


Nas parábolas do evangelho rezado Jesus chama a nossa atenção para a atitude que temos que cultivar diante do reino de Deus, que é a disposição que precisamos ter para ficar com o bem maior em nossa vida, que é o Reino dos céus e a praticarmos a justiça, não segundo os nossos critérios, mas segundo os critérios de Deus.


O Reino de Deus é a pérola preciosa, esse tesouro escondido, que precisa ser buscado com alegria. Mesmo sabendo que ele já nos foi revelado por Jesus, diante da sua grandeza, ainda precisamos descobrir, acolher e viver. Quem o encontra, encontra o verdadeiro sentido para sua vida. É preciso, portanto, procurá-lo sempre. Por isso rezamos, com Jesus, ao Pai: “venha a nós o vosso Reino!”.


Diante do que propõe a Palavra de Deus, somos chamados a nos questionar se já encontramos o tesouro do Reino de Deus, senão, o que nos falta? Em que estamos nos apegando que não conseguimos ter esse tesouro em nossa vida? O que precisamos fazer para tomar posse dele? O que nos faltam para viver o Reino como uma realidade concreta em nossa existência?


Lembremos de que o Reino de Deus é essa realidade do “já e do ainda não”. Ele já acontece em nossa vida, através do nosso modo de ser, sendo pessoas fraternas, acolhedoras, amorosas, ternas, solidárias, etc. Mas é também uma realidade que somente veremos, tal como é, na glória dos céus, diante de Deus, quando Deus for tudo em todos.


Cabe-nos, portanto, conscientizar de que precisamos, através das boas ações, iniciar a construção do Reino de Deus no mundo, para finalizarmos diante do trono de Deus, a glória eterna. Não podemos ficar tranquilos e acomodados esperando o fim da vida para contemplarmo-lo. Ele se faz aqui, desde já, sendo construído passo a passo com nossa maneira de ser e de estar no mundo.


Pe. Almerindo da Silveira Barbosa, formado em Filosofia e Teologia, pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Minas Gerais, o colunista também possui especialização em Ensino Religioso, pela Faculdade do Noroeste de Minas (FINOM), e em Teologia Pastoral, realizada na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, em Belo Horizonte. Pe. Almerindo é coautor da coleção “Deus Conosco” e do livro Quem é esse Jesus e autor da obra A missa – Conhecer para viver, também publicado pela Editora Vozes.

0 visualização

Contato

Loja Virtual

Site Institucional

Desenvolvido por - Editora Vozes