top of page
  • Redação

Reflexão do Evangelho: Chamados a produzir frutos | Mt 21,33-44

Por Pe. Almerindo da Silveira Barbosa

Novamente encontramos Jesus falando por meio de parábolas (comparações). Hoje ele diz que nossa missão é produzir furtos de justiça, de amor e solidariedade para que o Reino de Deus não nos seja tirado.


A parábola conta que um senhor plantou uma vinha, cercou-a com muito cuidado, entregou nas mãos de alguns vinhateiros e partiu. Quando chegou o tempo da colheita, mandou seus servos buscar. Mas os agricultores não entregam a vinha. O dono envia uma segunda vez seus servos, em número maior. Novamente não é entregue a vinha. Por fim o senhor envia o próprio filho e os agricultores não somente não entrega como também expulsa e mata o filho.


O dono da vinha é Deus, que se manifestou aos homens com muito zelo, por meio dos patriarcas, dos profetas e pelo seu próprio filho, Jesus Cristo. Os trabalhadores representam todos os chefes políticos e religiosos, que tem o dever de esforçar para que as pessoas produzam frutos. E da nossa parte, cabe-nos esforçar para que sejamos vinhas que se deixem cuidar pelo Senhor para darmos bons frutos revelados nas obras de amor e justiça, em favor do próximo e de toda a sociedade.


Pela parábola, constatamos que Deus não quer nada para Si. O que Ele quer é que seu povo seja, no mundo, frutos de amor, bondade, justiça e paz. Deus não se cansa de enviar “outros empregados” para nos ajudar produzir bons frutos.


Cabem a cada um de nós, seguidores do Filho amado de Deus, perguntar quais são os frutos que estamos produzindo? O que estamos fazendo da nossa vida? Produzimos, com nosso jeito de ser, a felicidade para nós mesmos e para as pessoas que nos cercam?


Assim, amados e amadas, pela vinha o Senhor manifestou seu imenso amor por nós. Cabe-nos confiar nesse amor e deixar que ele nos seduza cada dia mais, para sermos frutos bons na família e na sociedade.

 

Pe. Almerindo da Silveira Barbosa, formado em Filosofia e Teologia, pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Minas Gerais, o colunista também possui especialização em Ensino Religioso, pela Faculdade do Noroeste de Minas (FINOM), e em Teologia Pastoral, realizada na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, em Belo Horizonte. Pe. Almerindo é coautor da coleção “Deus Conosco” e do livro Quem é esse Jesus e autor da obra A missa – Conhecer para viver, também publicado pela Editora Vozes.

70 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page