top of page
  • Redação

Reflexão do Evangelho: Como João Batista, ser testemunhas de Cristo! | Jo 1,6-8.19-28

Por Pe. Almerindo da Silveira Barbosa

No Evangelho do segundo domingo do advento São Marcos nos apresentou a missão de João Batista. Agora ele nos fala do testemunho do Batista. Ele é aquele que veio para dar testemunho da Luz, que é Jesus Cristo.


Mais uma vez o texto evangélico pode ser dividido em dois momentos. No primeiro (1,6-8) João Batista é apresentado como testemunho da luz. Jesus é a luz testemunhada por João e só ela pode clarear a vida do ser humano.


Quando caminhamos na escuridão facilmente tropeçamos, caímos ou podemos ser atacados por algum animal feroz. Quando caminhamos sob a luz do dia e do sol, enxergamos a realidade com mais facilidade.


Jesus é a luz que veio ao mundo para clarear a existência do ser humano. Ele próprio diz que veio para ser a “Luz do mundo”. João Batista é o primeiro a reconhecer e testemunhar essa realidade na vida do homem.


Quantas vezes caminhamos na escuridão da vida, porque não deixamos nos guiar pela luz de Cristo. Quantas vezes vemos as pessoas serem enganadas por propostas que as levam às trevas e não conseguimos ajudá-las a enxergar, porque não temos essa Luz em nós.


No segundo momento do Evangelho, deste domingo, vemos um grupo de sacerdotes e levitas que questionam João Batista para saber quem ele é. Por três vezes questionam João para que pudesse dizer quem ele era. Isso porque alguns estavam dizendo ser João Batista o Messias esperado, o profeta ou até Elias, que voltou ao mundo.


João é categórico. Apenas diz que não. Ele é apenas uma voz. Voz que dá testemunho da Luz que virá e, depois que ela chegar, sua missão acaba, pois veio para indicar essa luz, Jesus Cristo, aos homens.


O testemunho e a humildade de João Batista chamam nossa atenção no texto do evangelho deste domingo. Ao dizer que ele é apenas uma voz revela não querer ser elogiado, receber honras ou coisas do tipo. Isso para que as pessoas não o colocassem no lugar de destaque e deixassem de seguir a Luz verdadeira, Jesus Cristo.


Hoje somos chamados a olhar para a figura de João Batista e nos questionar sobre nossa vida cristã e o testemunho que damos dela. O nosso testemunho de vida anuncia Jesus Cristo? Com nosso modo de proceder clareamos a nossa vida e a vida das pessoas, para que não andem na escuridão? Na nossa missão de batizados, colocamos Jesus em destaque ou somos nós que nos apresentamos em primeiro plano?


A própria Palavra de Deus nos ensina que, em nossa missão, devemos diminuir para que a Luz, Jesus Cristo, cresça. Para isso precisamos entender que a mensagem é maior e mais importante do que o mensageiro.


Que a Palavra de Deus e testemunho de João Batista nos ajudem a sermos testemunhas de Jesus, sendo luz que brilha nossos próprios passos e os passos de nossos irmãos e irmãs. Assim andaremos, todos, seguros e guiados pela Luz do Ressuscitado.

 

Pe. Almerindo da Silveira Barbosa, formado em Filosofia e Teologia, pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Minas Gerais, o colunista também possui especialização em Ensino Religioso, pela Faculdade do Noroeste de Minas (FINOM), e em Teologia Pastoral, realizada na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, em Belo Horizonte. Pe. Almerindo é coautor da coleção “Deus Conosco” e do livro Quem é esse Jesus e autor da obra A missa – Conhecer para viver, também publicado pela Editora Vozes.


491 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page