top of page
  • Redação

Reflexão do Evangelho: E vós, quem dizeis que eu sou? | MT 16,13-19

Por Pe. Almerindo da Silveira Barbosa

Quem dizem os homens ser o Filho do homem? Esta pergunta Jesus a fez aos seus apóstolos para saber deles qual era a opinião do povo a seu respeito. Todas as respostas foram dadas e algumas comparavam Jesus com os profetas da época. Ninguém disse nada sobre a divindade de Jesus.


Jesus continua fazendo a mesma pergunta, agora direcionada para os apóstolos e pergunta: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Pedro é o porta-voz dos demais. Toma a palavra e diz: “Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo”. Afirmação objetiva e clara sobre a messianidade de Jesus, o que faltara nas respostas que os apóstolos tinham ouvido do povo.


Na resposta de Pedro, fica bem claro qual deve ser nossa posição diante da pessoa e da vida de Jesus. Não pode ser um pensamento puramente racional que nos leve a conhecer e falar sobre Ele. Para dizer quem é Jesus é preciso, antes de tudo, deixar a graça de Deus agir.


Pedro não falou por si mesmo, pela intuição da “carne e do sangue”. Deus mesmo a ele se revelou. Com isso, fica claro que para dizer verdadeiramente quem é Jesus não basta a inteligência mais brilhante, nem as ciências com suas avançadas técnicas, pois a pessoa mais simples poderá responder quem é Jesus. Basta, para isso, abrir-se para a graça de Deus, vivendo sua fé verdadeiramente.


Portanto, a pergunta feita por Jesus aos apóstolos continua sendo feita a cada homem e mulher nos dias de hoje: “E vós, quem dizeis que eu sou?” A resposta definirá a nossa posição com relação a Jesus, isto é, quem de fato Ele é para cada um de nós hoje. Nenhuma resposta terá valor se não incluir a divindade de Jesus. Mais do que as categorias humanas, Ele é Salvador e para salvar só pode ser Filho de Deus, só pode ser Divino, Deus mesmo.


Assim, a única condição do homem para conhecer e falar de Jesus é deixar a graça de Deus inspirar sua vida e seu agir. Caso contrário não professará que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, que sem perder sua divindade, fez-se homem e doou sua vida por amor a humanidade, garantindo-lhe a salvação. Para dizer e revelar quem é Jesus, é preciso deixar que toda a vida e o agir sejam uma contínua confissão daquelas palavras que outrora o apóstolo professou: “Senhor, Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo”.


Pe. Almerindo da Silveira Barbosa, formado em Filosofia e Teologia, pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Minas Gerais, o colunista também possui especialização em Ensino Religioso, pela Faculdade do Noroeste de Minas (FINOM), e em Teologia Pastoral, realizada na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, em Belo Horizonte. Pe. Almerindo é coautor da coleção “Deus Conosco” e do livro Quem é esse Jesus e autor da obra A missa – Conhecer para viver, também publicado pela Editora Vozes.

303 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page