top of page
  • Redação

Reflexão do Evangelho: Enviou-me para proclamar a boa nova! Lc 1, 1-4;4,14-21

3º Domingo do Tempo Comum


Por Pe. Almerindo da Silveira Barbosa


Vivemos o terceiro domingo do tempo comum. Estamos no ano C da liturgia, caminhando com o evangelista São Lucas, que hoje nos apresenta a missão de Jesus. Ele que, “depois de fazer um estudo cuidadoso de tudo que aconteceu”, escreve ao seu amigo Teófilo.


Teófilo significa “amigo de Deus”. Assim, o evangelista escreve para toda pessoa ou comunidade que, lendo e vivendo esses ensinamentos, tornam-se amigos de Deus. Portanto, hoje, “Teófilo” somos cada um de nós, que nos dispomos a ouvir e seguir os ensinamentos de Jesus Cristo.


Depois de dizer que muitos escreveram e que ele também decidiu escrever, São Lucas apresenta um resumo da prática de Jesus, o homem de Nazaré. Ele viveu no meio do povo e participou, ativamente, de sua vida. Ensinou em todos os lugares, levando a boa nova do reino, que veio apresentar. Tudo isso foi movido pelo Espírito Santo. “O Espírito do Senhor está sobre mim.”


Cheio do Espirito de Deus, Jesus foi enviado pelo Pai, para anunciar a boa nova, de modo especial aos pobres; para anunciar que eles seriam curados de suas cegueiras físicas, sociais e espirituais. Também veio para libertá-los do julgo que os oprimiam e por fim, para proclamar um ano de graça e bençãos em suas vidas. Essa missão Jesus viveu até as últimas consequências, cumprindo, assim, a profecia de Isaías.


Portanto, a mensagem que o Evangelho deste domingo quer nos ensinar é que Jesus veio anunciar uma boa nova às pessoas abandonadas, que eram exploradas pela sociedade. Veio trazer uma mensagem de esperança, para um povo que vivia à margem da vida, diante de tamanho sofrimento.


Pela graça do sacramento do Batismo, recebemos, também, a missão de Jesus. Com Ele nós participamos dessa unção e tríplice missão do Senhor. Ao passar pelas águas do Batismo nos tornamos sacerdotes, unidos a Cristo e ao seu sacrifício, para consagrar o mundo a Deus; profetas, para testemunhar Jesus Cristo, o profeta maior, e sua missão; pastores, para difundir o reino de Deus na história humana.


Não esqueçamos que, ao aceitarmos receber o Batismo, assumimos o mesmo projeto de Jesus Cristo. Nossa missão, portanto, é fazer com que se cumpra aquilo que Jesus nos ensinou e que está contido nas Sagradas Escrituras.


Por isso, peçamos que o Espírito Santo nos fortaleça com sua graça e, movidos por Ele possamos levar esperança à todas as pessoas, de modo especial aquelas que mais sofrem e vivem sem luz em suas vidas. Que Deus, na força do Espírito, nos coloque nesta mesma dinâmica e profecia.

 

Pe. Almerindo da Silveira Barbosa, formado em Filosofia e Teologia, pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Minas Gerais, o colunista também possui especialização em Ensino Religioso, pela Faculdade do Noroeste de Minas (FINOM), e em Teologia Pastoral, realizada na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, em Belo Horizonte. Pe. Almerindo é coautor da coleção “Deus Conosco” e do livro Quem é esse Jesus e autor da obra A missa – Conhecer para viver, também publicado pela Editora Vozes.

127 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page