top of page
  • Redação

Reflexão do Evangelho: Que o Senhor não nos encontre dormindo! | Mc 13,33-37

Por Pe. Almerindo da Silveira Barbosa

Iniciamos um ano novo litúrgico, começando com esse tempo bonito de espera, de atenção e de vigilância, que é o tempo do advento. O Senhor vem ao nosso encontro, para ser Deus conosco, o Emanuel.


Uma vez mais o Evangelho nos chama a atenção para a vigilância, dizendo-nos “Cuidado! Ficai atentos, porque não sabeis quando chegará o momento”. Não é momento de ficar de braços cruzados. Não é tempo para dormir! O Senhor chegará a qualquer momento e precisamos estar preparados para receber.


O Senhor nos alerta para que estejamos com os olhos abertos. Não temos outro caminho senão pela vigilância, pela atenção e pelo cuidado. Para isso é preciso estar vigilante, atento e em sintonia com o Deus, através da oração. Por isso que as palavras centrais do evangelho deste domingo é Vigiar e Orar!


Portanto, o que Jesus quer nos ensinar, neste texto, é que precisamos fazer com que sua mensagem continue produzindo os efeitos necessários. Que não nos preocupemos com as coisas periféricas, mas estejamos atentos para a Palavra de Jesus mantenha sua chama acessa e possa clarear a vida de todos, através de uma fé autêntica e entusiasmada.


No mundo em que vivemos há o perigo de esfriarmos na fé, porque as coisas do mundo vão nos incentivando e conduzindo de tal forma, que passamos a ter a necessidade de estar atentos e vigilantes para não perdermos o foco.


É preciso vigiar para não dormir. Quem dorme não contempla a alegria da graça de ver o Senhor chegar. E como há cristãos que estão dormindo. Como tem batizados que não praticam os ensinamentos da mensagem de Jesus Cristo. Como tem pessoas que se dizem cristãs, mas abandonaram os ensinamentos de Jesus.


Assim, aproximando da festa da encarnação de Deus, a liturgia nos conduz e orienta para que estamos atentos e vigilantes, para não sermos surpreendidos pela visita inesperada do Senhor. Ele vem! Não sabemos se é de manhã, ao meio dia, a tarde ou noite. Certo é que Ele virá e deseja que encontre a todos preparados e prontos para receber a sua visita.


Que possamos, então, manter-nos acordados, atentos e conectados, percebendo os sinais do Senhor que vem. Que saibamos escutar os seus sinais. Isso é vigiar e orar!

 

Pe. Almerindo da Silveira Barbosa, formado em Filosofia e Teologia, pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Minas Gerais, o colunista também possui especialização em Ensino Religioso, pela Faculdade do Noroeste de Minas (FINOM), e em Teologia Pastoral, realizada na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, em Belo Horizonte. Pe. Almerindo é coautor da coleção “Deus Conosco” e do livro Quem é esse Jesus e autor da obra A missa – Conhecer para viver, também publicado pela Editora Vozes.

214 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page