top of page
  • Redação

Senhor, salva-me! | Mt 14, 22-33


19º Domingo do Tempo Comum | Mt 14, 22-33



O Evangelho deste domingo começa falando da ação que Jesus tinha acabado de fazer, que foi a multiplicação dos pães. Agora os discípulos são convidados a entrarem no barco e seguir para o outro lado do mar, enquanto Jesus despedia a multidão saciada.


Depois de despedir as multidões Jesus se retira, a sós, ao monte para rezar. Chegou a noite e Ele estava ali sozinho. A barca com os discípulos, já longe da terra, era agitada por uma forte onda, pois o vento era contrário.


Pelas três horas da manhã Jesus veio ao encontro dos discípulos, que não conseguiram reconhecê-lo, pois a única coisa real para eles era aquela tempestade. Jesus parecia um fantasma, no meio da escuridão da noite.


Ao verem Jesus, pensando que era um fantasma, os discípulos ficaram apavorados e gritaram. Jesus diz apenas três palavras, que acalmaram seus corações: Coragem! Sou eu. Não tenhas medo!


O que aconteceu com os discípulos lá é o mesmo que acontece conosco hoje. Quando as dificuldades tomam conta de nossa vida não conseguimos reconhecer Jesus, porque focamos nas tempestades a tal ponto de não vemos mais nada como real.


As palavras ditas por Jesus são palavras que, continuamente, precisamos ouvir, para que, diante dos ventos contrários que temos em nossa caminhada, não fiquemos cegos e nem surdos, mas sejamos capazes de ver e escutar o Senhor, que não nos abandona. Sempre caminha do nosso lado.


Nas dificuldades da vida precisamos ter coragem. Sem ela nos entregamos facilmente. Com ela vencemos os desafios da existência. Para isso precisamos não ter medo. Com medo não há coragem. Só temos medo, quando não sabemos quem é Jesus. Quando não confiamos nele. Quando não o reconhecemos que Ele caminha conosco, nos segura pela mão e nos conduz com segurança.


Que tenhamos o impulso interior de Pedro e, sustentados pelo convite de Jesus, possamos ir ao seu encontro, caminhando com Ele, mesmo diante das crises, das dificuldades e dos desafios que a vida nos oferece. Com Jesus caminhamos seguros no meio da escuridão e das incertezas da vida. Reacendamos, portanto, nossa confiança Nele.


Não tenhamos medo!

 

Sobre o autor:

Pe. Almerindo da Silveira Barbosa, formado em Filosofia e Teologia, pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Minas Gerais, o colunista também possui especialização em Ensino Religioso, pela Faculdade do Noroeste de Minas (FINOM), e em Teologia Pastoral, realizada na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, em Belo Horizonte. Pe. Almerindo é coautor da coleção “Deus Conosco” e do livro Quem é esse Jesus e autor da obra A missa – Conhecer para viver, também publicado pela Editora Vozes.

42 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page