top of page
  • Redação

Uma catequese querigmática e mistagógica

Palavra que foi dirigida pelo Senhor a Jeremias: “Levanta-te, desce à casa do oleiro e lá te farei ouvir minhas palavras”. Desci à casa do oleiro e vi que ele trabalhava no torno. Quando se estragava o vaso que estava fazendo, com a argila na sua mão, o oleiro fazia novamente um outro vaso, como lhe parecia melhor. Então a palavra do Senhor me foi dirigida nestes termos: Não poderia eu agir convosco como este oleiro, ó casa de Israel? – oráculo do Senhor. Como a argila na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel! (Jr 18,1-6).



Sempre que me deparava com esse texto bíblico do Livro do Profeta Jeremias, sentia ressoar em meu coração as mesmas palavras que o Senhor dirigia à casa de Israel: “Catequista, não poderia eu agir convosco como este oleiro? Como a argila na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão”.


Então me imaginava caminhando com o Profeta Jeremias até a casa do oleiro, para observar esse profissional exercendo seu ofício de fabricar vasos, jarros e outros objetos de barro. E lá na casa do oleiro, via-o rodando a argila numa espécie de disco de madeira, para dar forma a cada peça com as próprias mãos. Ele trabalhava sem tirar os olhos de sua obra, com uma habilidade cuidadosa, e aos poucos fazia do barro disforme uma peça única e irrepetível. Nas ocasiões em que o vaso não ficava conforme desejava, ele não descartava o barro, mas reiniciava o trabalho e o transformava numa obra nova, renovada, refeita conforme seu projeto inicial.


Com o passar do tempo fui aprofundando essa reflexão e percebi que Deus Pai, em seu infinito amor pela humanidade, enviou seu Filho amado, Jesus Cristo, para ser o “oleiro” dos nossos corações, ou seja, na olaria de Deus, Jesus é o divino oleiro. Então compreendi que precisamos olhar sempre para as mãos de Cristo e ver como Ele formou os seus primeiros discípulos. A ação de Jesus é modelo e inspiração para a formação de catequistas com corações renovados, que seguem em busca de caminhos para uma catequese querigmática e mistagógica.


 

Trecho do livro Caminhos... para uma catequese querigmática e mistagógica da autora Flávia Carla Nascimento.

69 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page