top of page
  • Redação

Vamos falar sobre a Igreja?



ESTUDO EM GRUPO


1. O que entendemos por Igreja? 2. Como pertencemos à Igreja? 3. Qual a missão da Igreja?


A Igreja é a comunidade dos que aceitam o Cristo, aderem à sua mensagem e a manifestam pelo testemunho pessoal e comunitário de vida.


É a comunidade dos cristãos que vivem unidos por uma mesma fé, uma mesma esperança, um mesmo amor. Que refletem e procuram viver o Evangelho e caminham na busca de comunhão com o Pai e com os irmãos, tendo como centro de unidade a Cristo.

COMO SURGIU?


No decorrer da vida de Cristo muitas pessoas aderiram a Jesus Cristo e o seguiram. Cristo os chama e os convoca. Prepara-os através do ensino, do testemunho, da vivência. Eram os 12 apóstolos.


Em Mt 4,18-22, vemos Cristo chamando Pedro e André e estes abandonam tudo e o seguem. Com este grupo Cristo convive, trabalha, fala-lhes do Reino de Deus, da boa-nova que lhes traz. Faz com que tomem mais consciência de si, da comunidade que estão formando e aos poucos também da missão que lhes cabe e um dia os envia a pregar.


Mas a partir da ressurreição é que entendem todo o significado da convivência, das palavras de Cristo e da missão para a qual estavam sendo preparados. Tornam-se bem mais conscientes, refletem em conjunto, creem e, através desta fé, testemunham o Cristo ressuscitado. Vivem no amor e na unidade, na justiça, na paz e fraternidade.


Isto é Igreja. Igreja que Cristo quis e quer.


A Igreja não é uma construção, um templo, nem só um conjunto de normas ou uma simples instituição da qual precisamos algumas vezes na vida (por ocasião do Batismo, da Crisma, do Matrimônio, etc.).


Mas a Igreja é uma comunidade de pessoas que procuram viver o seu Batismo e é pelo Batismo que fomos inseridos nesta Igreja. Tornamo-nos participantes desta comunidade que crê, que procura dar testemunho de sua fé.


Nesta Igreja precisamos concretizar a mensagem de Cristo, transformando o mundo para que seja sempre mais cristão e caminhe segundo a vontade do Pai.


Por isso dizemos que Igreja somos todos nós. A Igreja, através dos cristãos, tem como missão:


– Ser um sinal de fé e esperança.

– Ser luz no meio das trevas, do pecado, do egoísmo, das injustiças irradiando paz, justiça e fraternidade.

– Fazer com que aconteça o Reino de Deus.

– Ser sinal de libertação e salvação.


1. Iluminação bíblica

At 2,42-47: os primeiros cristãos Mt 5,14-16: vós sois a luz do mundo...


2. Aprenda para a vida

a. O que é a Igreja?

– A Igreja é a comunidade dos que aceitam Jesus Cristo como Salvador e vivem na fé, no amor e na fraternidade.

b. Qual é a missão da Igreja?

– Ser testemunha de Jesus Cristo ressuscitado. – Viver em comunidade. – Viver no amor, na justiça e na fraternidade. – Ser sinal de libertação e salvação.

 

Sobre o livro:


Roteiro catequético para a Crisma


Não existe nenhum manual catequético que não tenha a necessidade de adaptar-se a novos tempos e a novas prioridades. Não fugindo dessa necessidade, o presente manual para o crismando procura enfatizar duas verdades essenciais: assumir conscientemente o batismo e fazer-se membro participante da comunidade.

63 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page