top of page

A vocação dos leigos e leigas: compromisso e testemunho de fé

  • Redação
  • 19 de ago.
  • 2 min de leitura

ree

O quarto domingo de agosto é dedicado à vocação dos leigos e leigas. Mas, afinal, quem são os leigos?


Leigos e leigas são todos os batizados que não receberam o sacramento da Ordem (isto é, não são padres, bispos ou diáconos) e nem vivem em vida consagrada, como os religiosos e religiosas. Eles vivem sua fé no meio do mundo, nas mais diversas situações: em casa, no trabalho, na escola, nos hospitais, nas comunidades...


São os pais e mães que educam os filhos na fé, os profissionais que atuam com ética e justiça, os jovens que vivem o Evangelho com alegria, os agentes de pastoral, ministros, voluntários e tantos outros que ajudam a construir uma sociedade mais fraterna com base nos valores do Reino de Deus.


  • O que é a vocação leiga?

É o chamado a ser cristão onde quer que esteja: com atitudes de amor, solidariedade, compromisso e testemunho de fé. Os leigos são Igreja no mundo!


No encontro de catequese:


  • Ajude os catequizandos a perceberem que todos, mesmo não sendo padres ou freiras, são chamados a servir a Deus com sua vida.

  • Proponha que compartilhem exemplos de leigos que vivem com fé e compromisso em sua comunidade (pais, avós, vizinhos, professores, líderes, etc.).

Oração pelos leigos e leigas:


Senhor da vida,

Tu nos chamaste a viver a fé no coração do mundo.

Agradecemos por todos os leigos e leigas que, com alegria,

anunciam o Evangelho com suas palavras e atitudes.

Fortalece-os na missão cotidiana,

para que sejam sinal de esperança, justiça e amornas famílias, nos trabalhos, nas comunidades.

Que jamais falte coragem para testemunhar o Reino

onde quer que estejam, sendo sal da terra e luz do mundo.


Amém.

1 comentário


Ivan Yeager
Ivan Yeager
23 de ago.

Os leigos e leigas diariamente levam sua luz ao mundo, vivendo a fé por meio de ações e cuidado com os outros. Assim como é importante compreender o valor espiritual de nossos atos, também é útil estar atento às oportunidades financeiras para usar os recursos de forma consciente. Por exemplo, acompanhando https://paybis.com/pt/price/dogecoin/, podemos conhecer o valor dogecoin e tomar decisões sábias ao trocar ou investir. Do mesmo modo que os fiéis servem à sociedade, podemos administrar nossas finanças com prudência.

Editado
Curtir
bottom of page