top of page
  • Redação

Catequeses Mistagógicas: rica fonte de compreensão e inspiração da IVC

As catequeses Mistagógicas dos Santos Padres - Ambrósio, Hipólito de Roma, Cirilo de Jerusalém e outros - são uma rica fonte de compreensão e inspiração da Iniciação à Vida Cristã. O Blog da Catequese convidou o Pe. Thiago Faccini Paro, para explicar um pouco mais sobre a importância do estudo e leitura sobre o tema:

A Igreja do Brasil há vários anos têm nos convidado a refletir sobre a Iniciação à Vida Cristã, como um importante meio de transformação de nossa pastoral e de resposta às exigências de uma mudança de época. A Iniciação à Vida Cristã torna-se assim uma das urgências e uma das colunas de nossa ação pastoral.

Para sua concretização, se faz necessário,primeiramente, oportunizar ambientes de estudo e reflexão para que toda a comunidade compreenda o seu lugar e papel como protagonistas da Iniciação. Para isso, a Igreja tem uma riqueza bibliográfica que nos ajudará neste entendimento. Como fonte, além do Ritual da Iniciação Cristã – RICA e dos documentos da Igreja, herdamos o testemunho de inúmeros Padres, que ao redigirem suas catequeses mistagógicas nos narram o processo catecumenal da Igreja Primitiva e nos brindam com uma fonte inesgotável de catequese e inspirações.


Para oportunizar o acesso de cada um de nós a estes escritos, sobretudo dos nossos catequistas, a Editora Vozes acaba de lançar a coleção “Clássicos da Iniciação Cristã”, publicando o catecismo dos primeiros cristãos, a Didaqué e os escritos de grandes mistagogos como: Santo Ambrósio, Hipólito de Roma e Cirilo de Jerusalém.


Portanto, façamos chegar a todos tão importantes obras. Iluminados pelo testemunho e pela tradição dos Santos Padres, em suas catequeses mistagógicas, possamos fazer da Iniciação a Vida Cristã uma realidade em nossas paróquias.


Juntos na missão, meu fraterno abraço,


Pe. Thiago Faccini Paro

 

Pe. Thiago é autor da coleção de manuais de catequese “O Caminho” e de vários livros como: “As celebrações do Rica: conhecer para bem celebrar”; “Conhecer a Fé que Professamos” e “Catequese e Liturgia na Iniciação Cristã”, publicados pela Editora Vozes.


200 visualizações0 comentário
bottom of page