top of page

Maio: um mês para caminhar com Maria

  • há 9 horas
  • 2 min de leitura


Maio nos convida a voltar o olhar para Maria, a mulher do “sim”, aquela que confiou plenamente em Deus e entregou sua vida ao Seu projeto de amor. Mais do que homenagear Nossa Senhora com flores e orações, este é um tempo precioso para ensinar às crianças que Maria continua sendo exemplo de fé, ternura, coragem e cuidado.


Ao contemplarmos Maria, aprendemos que a santidade também se constrói nas pequenas atitudes do dia a dia: na obediência, na gentileza, na escuta, na oração e no amor ao próximo. Ela nos mostra que um coração simples e disponível pode se tornar morada de Deus.


Na catequese, viver o mês mariano é ajudar as crianças a criarem uma relação de carinho e proximidade com Nossa Senhora, entendendo que ela caminha conosco e sempre nos conduz até Jesus.


Dinâmica: “Corações para Maria”


Para tornar esse momento ainda mais especial, a proposta é unir criatividade, fé e reflexão.


Materiais necessários:


  • Desenho de Nossa Senhora para colorir (disponível abaixo)

  • Molde de coração para recortar (disponível abaixo)

  • Folha de oficio A4 e/ou papel colorido

  • Lápis de cor, giz de cera ou canetinhas

  • Tesoura

  • Cola ou fita adesiva


Como realizar a dinâmica:


  1. Entregue para cada criança um desenho de Nossa Senhora e o um coração.


  2. As crianças deverão pintar sua própria imagem de Maria com criatividade e carinho.


  3. Depois, cada uma escreverá no coração uma atitude bonita inspirada em Nossa Senhora, como: rezar mais, ajudar os pais, obedecer, ser gentil ou partilhar com os amigos.


  4. O coração poderá ser recortado em papel colorido ou em folha branca pra que a criança o pinte e colado ao lado do desenho.


  1. Ao final, a catequista poderá montar um lindo mural mariano com os trabalhos da turma, formando um “jardim de boas atitudes”, ou permitir que cada criança leve sua atividade para casa e partilhe esse momento com a família.


Mais do que uma atividade divertida, essa dinâmica ajuda as crianças a compreenderem que as flores que mais agradam Nossa Senhora são os gestos de amor cultivados no coração.


Materiais para download:



 
 
 

Comentários


Blog da Catequese - Desenvolvido por: Editora Vozes

Petrópolis, RJ - E-mail: catequese@vozes.com.br - Tel: (24) 2233-9077

bottom of page