top of page
  • Redação

Coluna da Débora: celebrações de entrega na catequese

Olá amigos(as) leitores(as), vamos para mais uma roda literária?


Hoje quero lhe apresentar um pequeno livro, porém, aviso: não o desconsidere pelo tamanho, pois sua importância é grandiosa! Falo do livreto “Celebrações de entrega na catequese: iniciação cristã de crianças”. Não se trata de um livro formativo ou descritivo, antes é uma proposta de celebrações para o itinerário catequético com crianças.


Em tempos de discussões, estudos, reflexões e experiências sobre Iniciação à Vida Cristã, este livreto, preparado pelo Secretariado de Catequese de Sevilla, nos ajuda a adaptar o Ritual de Iniciação Cristã de Adultos (RICA) na catequese com as crianças. As propostas celebrativas podem, e devem, ser inseridas no itinerário catequético com crianças de acordo com a organização em cada comunidade catequética.


Sem dúvida que as propostas requerem que o grupo de catequistas tenha uma compreensão de Iniciação à Vida Cristã e inspiração catecumenal, bem como da importância da dimensão celebrativa na catequese e da necessidade de momentos celebrativos onde catequistas, catequizandos, famílias e comunidade participem do processo catequético e entendam a Catequese como responsabilidade comunitária.


Tenho certeza de que esse material vai ajudar você a harmonizar Catequese e Liturgia como nos pede a inspiração catecumenal. Lembre-se: não se trata de um livro explicativo ou descritivo. São propostas de celebrações prontas para serem realizadas com os catequizandos e suas famílias, envolvendo também a comunidade.


Um material importante e que não pode faltar em sua biblioteca catequética. Garanta já o seu!

Até a próxima!


Com carinho,


Débora Pupo

Débora Pupo é Coordenadora Regional da Dimensão Bíblico-Catequética do Regional Sul 2, da CNBB e autora da coleção "Crescer em Comunhão" e dos livros: "Catequese... Sobre o que estamos falando mesmo?" e "Celebrações no Itinerário Catequético... Sobre o que estamos falado?", todos publicados pela Editora Vozes. Bacharel em Teologia, pela Faculdade Missioneira do Paraná, a colunista também é mestre na mesma área, formada pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Curitiba, tendo como título de sua dissertação: "Iniciação Cristã e Catequese com adultos: um caminho para o discipulado".

49 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page