top of page
  • Redação

Coluna da Débora: Ecoa na catequese a voz da Amazônia

Olá, amigos e amigas, vamos falar de livros?


Hoje quero apresentar a vocês um lançamento, ele está bem fresquinho, acabou de sair do “forno”!

Falo do livro “Ecoa na catequese a voz da Amazônia”, de autoria da Rede Lumen de Catequese.

Com uma linguagem simples o livro está organizado em cinco cartas que nos permitem refletir sobre processos de conversão necessários em nossa vida pessoal e pastoral. São eles: conversão sinodal, conversão integral, conversão pastoral, conversão cultural e conversão ecológica. Após cada carta encontramos uma vivência que permite melhor compreensão do conteúdo, bem como uma aproximação maior ao tema central, isto é, o Sínodo da Amazônia e seu eco na catequese.


Os autores, na introdução ao texto, já apresentam a intenção do livro: “contribuir com a Catequese do Brasil oferecendo um subsídio que venha colaborar na formação dos catequistas e demais agentes da evangelização expressando-se em reflexões e momentos orantes” (p.7).


Acredito que o livro tem potencial para contribuir sim com a formação em nossas comunidades, pois está bem organizado e a linguagem acessível o torna ainda mais próximo dos leitores. Quanto ao tema, nem é preciso dizer que está em total sintonia com os recentes acontecimentos e estudos em nossa Igreja.


Eu chamo atenção para o diálogo entre reflexão e aprofundamento, isto é para as Cartas e as Vivências. Essa dinâmica coloca na mão do leitor uma espécie de “combo”: tem o conteúdo formativo e também o “como fazer” para que o estudo seja aprofundando pessoalmente ou em grupos.


Concluo dizendo que a Editora Vozes nos entrega mais um material que tem a contribuir com a formação em nossas comunidades. Se você é formador(a), coordenador(a), catequista, não perca a oportunidade de conhecer melhor esta obra. Quem sabe, você não descobre belas riquezas que podem lhe ajudar a crescer?


Até a próxima!

 

Débora Pupo é Coordenadora Regional da Dimensão Bíblico-Catequética do Regional Sul 2, da CNBB e autora da coleção "Crescer em Comunhão" e dos livros: "Catequese... Sobre o que estamos falando mesmo?" e "Celebrações no Itinerário Catequético... Sobre o que estamos falado?", todos publicados pela Editora Vozes. Bacharel em Teologia, pela Faculdade Missioneira do Paraná, a colunista também é mestre na mesma área, formada pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Curitiba, tendo como título de sua dissertação: "Iniciação Cristã e Catequese com adultos: um caminho para o discipulado".

44 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page