top of page
  • Redação

Coluna da Débora: Não vamos desistir das nossas famílias!

Queridos (as) catequistas vamos trazer a família para nossa roda de conversa?

Vocês se recordam a história dos óculos de Deus? Aquela em que um anjo olha para a terra com os óculos de Deus e só vê o mal e depois, o próprio Deus lhe explica que ele precisa olhar para a terra e para as pessoas com o coração?


É uma história conhecida e tem muito a nos falar sobre a relação Catequese e Família. Veja o que nos diz o Papa Francisco na introdução do documento Amoris Laetita (este nome significa A Alegria do Amor, este documento é o mais recente sobre a Família escrito pelo Papa Francisco e quer nos ajudar a olhar para as famílias com mais amor e atenção): “Espero que cada um, através da leitura, sinta-se chamado a cuidar com amor da vida das famílias, porque elas não são um problema, são, sobretudo, uma oportunidade” (AL 7).


Por isso que a história dos óculos de Deus nos faz pensar: em nossas comunidades a Catequese olha para as famílias com os óculos ou com o coração de Deus? Será que, realmente, não conseguimos envolver as famílias em um caminho de formação e crescimento na fé? Sei que não é fácil, mas não podemos desistir!


É urgente que a Catequese ajude as famílias a perceberem que a medida do amor que deve ser vivido no seio da vida familiar tem sua fonte na “beleza do amor salvífico de Deus manifestado em Jesus Cristo morto e ressuscitado” (EG 36).


Eis nossa missão e nosso desafio: “encorajar as pessoas ou as instituições que, mediante contatos individuais, encontros ou reuniões e recorrendo a toda espécie de meios pedagógicos, ajudem esses pais a cumprirem a sua missão: eles prestam à catequese um serviço inestimável” (CT 68).


Como fazer isso? Eis dois subsídios que podem lhe ajudar:


- Coleção “Catequese e Família”, que faz parte da Coleção Crescer em Comunhão, publicada pela Editora Vozes, e que oferece propostas de encontros para as famílias dos catequizandos de acordo com a caminhada da criança nos anos de preparação catequética


- Livro “Alegria do amor: reflexões a partir da Amoris Laetitia”, também publicado pela Editora Vozes, ele nos ajudará a lançar luzes sobre a vida concreta e caminhar da família de hoje, colocando-a própria ao coração da Igreja.


Não vamos desistir das nossas famílias, pois Catequese e Família são inseparáveis!

 

Débora Pupo é Coordenadora Regional da Dimensão Bíblico-Catequética do Regional Sul 2, da CNBB e autora da coleção "Crescer em Comunhão" e dos livros: "Catequese... Sobre o que estamos falando mesmo?" e "Celebrações no Itinerário Catequético... Sobre o que estamos falado?", todos publicados pela Editora Vozes. Bacharel em Teologia, pela Faculdade Missioneira do Paraná, a colunista também é mestre na mesma área, formada pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Curitiba, tendo como título de sua dissertação: "Iniciação Cristã e Catequese com adultos: um caminho para o discipulado".


67 visualizações0 comentário
bottom of page