top of page
  • Redação

Coluna da Débora: O Ano Litúrgico



Olá queridos(as) leitores(as), vamos para mais uma conversa literária?


O mês de dezembro, com o tempo do Advento, marca o início de um novo Ano Litúrgico. Sendo assim nossa conversa de agora será sobre Liturgia!


Quero apresentar a vocês dois subsídios destinados à iniciação litúrgica de nossos catequizandos e à formação dos catequistas. Vamos conhecê-los?


Primeiro, temos o Álbum Litúrgico-Catequético “No Caminho de Jesus”, das autoras Francine P. Ortiz e Viviane M. Daldegan. Um material que explora amplamente a ludicidade e a coloca em relação com a liturgia. O álbum permite acompanhar o ano litúrgico de maneira interativa e apresentar aos catequizandos, e suas famílias, uma opção para “levar a liturgia do domingo para casa”. A proposta apresentada não se limita à “mera colagem de figurinhas”. Nas páginas do álbum você encontra sugestões de atividades que favorecem a compreensão do sentido da liturgia, e da evolução do tempo litúrgico com seus momentos fortes e as celebrações de cada domingo.


A preocupação das autoras é oferecer um espaço de interatividade e de educação ritual para crianças e adolescentes. Visando contribuir para a conscientização da importância de se participar das celebrações litúrgicas em suas comunidades de fé.

Importante destacar também que o material permite a interação com as famílias, pois em sua proposta de trabalho é possível envolver pais e responsáveis para refletir com as crianças e adolescentes. Os recursos são muitos, oferece ao catequista ampla possibilidade de utilização do material, basta deixar a criatividade falar mais alto!


Ao folhear o álbum litúrgico-catequético surge um questionamento: Qual compreensão temos do Ano Litúrgico? É preciso aprofundar o estudo e a formação litúrgica para melhor compreender a importância dos tempos fortes da liturgia e da sua relação com a catequese.


Ao falar de formação vem à mente um segundo material que gostaria de apresentar em “dobradinha”, estou falando do O Ano Litúrgico: jogos, artes e dinâmicas para a catequese, das mesmas autoras do álbum. Embora não tenha sido pensado para formar uma “dupla” com o álbum, “O Ano Litúrgico” é um material indispensável para formação de catequistas e catequizandos sobre os tempos litúrgicos. Por meio de atividades, dinâmicas e jogos as autoras oferecem uma oportunidade única para dinamizar a formação. Sem perder a profundidade do tema, possibilitando estreitar a relação entre a catequese e a liturgia.


É necessário investir na formação para que os catequistas sintam-se seguros em desempenhar a missão que lhes é confiada. A Liturgia é uma importante dimensão da fé que precisa ser resgatada em harmonia com a Catequese. Porém, precisamos compreender a função de cada uma no processo de educação da fé de crianças, adolescentes, jovens e adultos. E os materiais aqui apresentados podem lhe ajudar!


Vamos compreender melhor a liturgia para melhor celebrarmos. Vamos crescer na vivência litúrgica para cultivar a intimidade com o Mestre de Nazaré, para trilhar o seu caminho.


Até a próxima!

Débora Pupo é Coordenadora Regional da Dimensão Bíblico-Catequética do Regional Sul 2, da CNBB e autora da coleção "Crescer em Comunhão" e do livro: "Catequese... Sobre o que estamos falando mesmo?", ambos publicados pela Editora Vozes. Bacharel em Teologia, pela Faculdade Missioneira do Paraná, a colunista também é mestre na mesma área, formada pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Curitiba, tendo como título de sua dissertação: "Iniciação Cristã e Catequese com adultos: um caminho para o discipulado".

157 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page