Como abordar a vocação familiar na catequese?
- Redação
- há 6 dias
- 2 min de leitura

No segundo domingo do Mês Vocacional, celebramos com carinho a vocação à vida em família, especialmente o chamado dos pais a serem sinais do amor de Deus dentro do lar. A família é o primeiro espaço onde aprendemos a amar, a rezar e a viver a fé.
O que é essa vocação?
A vocação matrimonial é um chamado de Deus para que um homem e uma mulher, unidos pelo Sacramento do Matrimônio, construam uma vida juntos baseada no amor, no respeito e na doação mútua. Eles são convidados a educar os filhos na fé e a serem exemplo de valores cristãos no mundo.
No encontro de catequese:
Converse com os catequizandos sobre suas famílias: quem cuida deles, quem os ajuda a rezar, quem os leva à igreja.
Reflita com eles sobre o quanto a família é importante na caminhada da fé.
Proponha que escrevam uma cartinha ou façam uma oração pelos pais ou responsáveis, como gesto de gratidão.
Oração pela família:
Senhor, abençoa nossas famílias.
Que nelas nunca falte o amor, o perdão, a união e a fé.
Acolhe os pais que, com carinho, educam seus filhos nos teus caminhos.
Que as famílias sejam pequenas Igrejas domésticas,
cheias da tua luz e da tua paz.
Amém.
Conheça os título da coleção Crescer em Comunhão voltados para a família:
A coleção Crescer em Comunhão, revista e atualizada, procura oferecer o itinerário de educação da fé de inspiração catecumenal para catequistas, catequizandos e famílias, como caminho para o encontro com Jesus Cristo. Para isso, integra os elementos essenciais da Iniciação à Vida Cristã, oferecendo encontros orantes e centrados na Palavra de Deus e no Magistério da Igreja. Os documentos da Igreja são unânimes em dizer que as famílias são as primeiras catequistas dos filhos e filhas. Foi pensando na missão dos pais, mães e responsáveis que a equipe de autores preparou cinco volumes da coleção Crescer em Comunhão a fim de, assim, contribuir na realização para a catequese com as famílias.
コメント