Objetivo: favorecer a pronúncia, enriquecer o vocabulário e identificar as rimas.
Campos de experiência: Escuta, fala, pensamento e imaginação O eu, o outro e o nós. Sons, cores, traços e formas. Faixa etária: a partir de 5 anos. Número de participantes: de 2 a 5. Materiais: De 15 a 20 caixas de leite; Tesoura;
Caneta; Cola branca; Pincel; Régua. Confecção:
1) Desenhar na caixa de leite alguns retângulos com as medidas de 7cm x 4cm e recortar. Os retângulos devem ser desenhados com a caneta no lado externo da caixa de leite (lado da marca).
2) Escolher um retângulo como “molde” e desenhar outros retângulos até chegar ao número total de 50 retângulos. Depois recortar. 3) As crianças podem desenhar no papel sulfite, recortar e escrever as palavras. 4) Despejar um pouco de cola branca em uma superfície (pode ser um prato) e, com o pincel, passar cola nos retângulos e colar cada figura em um retângulo. Esperar secar. 5) Depois de seco, utilizando o pincel, passar uma camada de cola branca nas figuras, para tornar o jogo mais durável e deixá-lo mais bonito, pois a cola branca dará um brilho para as cartas. Esperar secar.
Dicas: O jogo pode ser adaptado de diferentes formas: podem ser utilizadas várias imagens e rimas. A dificuldade pode ser alterada de acordo com a idade das crianças.
Regras: • O professor mediará o jogo. • O professor deverá, antes de começar o jogo, separar os pares das rimas, ficando com uma carta de cada rima. Esse processo pode ser facilitado marcando as cartas que ficarão com o professor com uma pequena bolinha feita em caneta no verso de cada carta. Pode, também, ser feito por meio da distinção das cores de caixas de leite, usando, por exemplo, caixas de leite azuis para as cartas utilizadas pelos professores e vermelhas para as dos alunos ou vice-versa. • Cada jogador receberá 5 cartas. O restante das cartas ficará com o professor. • O professor iniciará o jogo expondo uma carta e perguntando aos alunos quem possui a carta que faz rima com aquela.
Possibilidades: Jogo competitivo: ganha quem tiver mais pares ao final da partida. Jogo cooperativo: o professor pode deixar os pares formados em cima da mesa e explorar com os alunos os resultados. Dessa forma, não haverá um ganhador.
Agora que você já conhece o Jogo das rimas é só aplicar no contexto dos seus encontros e aproveitar!
Sobre a obra:
Brincar, reciclar e aprender na infância
Marta Regina Furlan,
Valeria Queiroz Furtado
Esta obra objetiva propiciar um conjunto de conhecimentos elaborados acerca do brincar e aprender a partir do processo de ressignificação lúdica por meio da criação com uso de materiais recicláveis. Também (re)afirma a importância da formação e ação do educador numa perspectiva crítica e suas possíveis confluências com a prática pedagógica lúdica na Educação Infantil.
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