top of page
  • Redação

Descobrindo tesouros do Antigo Testamento



Essa dinâmica tem o objetivo de tornar o estudo do Antigo Testamento mais interativo e participativo, permitindo que os participantes se envolvam ativamente na exploração dessas ricas histórias e ensinamentos. Lembre-se de adaptar a atividade de acordo com o contexto, tempo disponível e faixa etária dos catequizandos.


Duração aproximada: 1 hora


Material necessário:

  1. Cartões ou fichas com os nomes dos personagens e eventos do Antigo Testamento.

  2. Recipientes para colocar os cartões ou fichas.

  3. Quadro ou flipchart.

  4. Canetas e papéis para anotações dos participantes.

Passo a passo:


Introdução: Explique brevemente sobre a importância do Antigo Testamento como parte da Bíblia Sagrada. Aborde sua relevância histórica e teológica, destacando a conexão com o Novo Testamento


Preparação (5 minutos): Distribua os papéis e canetas para os participantes e peça para que anotem três personagens ou eventos do Antigo Testamento que eles já conheçam.


Sorteio (10 minutos): Em seguida, forme dois grupos (ou mais, dependendo do número de participantes) e entregue os cartões ou fichas com os nomes dos personagens e eventos do Antigo Testamento (por exemplo: Adão, Moisés, Dilúvio, Êxodo, Abraão, Davi, etc.). Cada grupo deverá sortear um cartão de cada vez e, sem mostrar aos demais, deverá explicar brevemente quem é o personagem ou o que representa o evento.


Rodada de Perguntas (15 minutos): Após o sorteio, o grupo que não apresentou o cartão deve formular uma pergunta sobre o personagem ou evento sorteado pelo outro grupo. Se a resposta estiver correta, o grupo ganha um ponto. Se a resposta estiver incorreta, a outra equipe tem a chance de responder e ganhar o ponto.


Discussão em grupo (15 minutos): Com todos os personagens e eventos apresentados, faça uma discussão em grupo sobre o que aprenderam e destaque os ensinamentos e valores transmitidos por essas histórias. Abra espaço para perguntas e reflexões dos participantes.


Encerramento (5 minutos): Conclua a dinâmica destacando a importância de conhecer e valorizar as histórias e lições do Antigo Testamento para compreender melhor a fé e a mensagem bíblica como um todo. Finalize com uma breve oração de agradecimento.

106 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page