Contato

Loja Virtual

Site Institucional

Desenvolvido por - Editora Vozes

  • Redação

Feliz do jeito certo: passos para a felicidade

A busca pela felicidade é um dos objetivos que norteiam todo ser humano. Para auxiliar o leitor na construção dia a dia da felicidade como um dom divino, o Padre Elias Silva lançou recentemente o livro Feliz do jeito certo - Passos para a felicidade, pela Editora Vozes.


"Quando escrevia estas páginas eu pensava naqueles seres humanos que sonham por ser feliz, vivendo a felicidade em sua realidade. Por mais difícil que seja, é exatamente ali, naquele lugar e hora que Deus o convida à autenticidade da felicidade. Por isso afirmo que este texto, é exatamente para todos aqueles que buscam viver a felicidade como dom, presente de Deus e projeto de vida!", afirma o autor.


Para os leitores que anseiam por trilhar o caminho que leva à felicidade verdadeira, o Blog da Catequese traz uma entrevista com o Pe. Elias Silva, que conta um pouco mais sobre a publicação. Confira:

Blog da Catequese: De onde surgiu a ideia de escrever o livro?


Pe. Elias Silva: O tema da felicidade sempre me questionou, não por desconfiar de sua possibilidade, mas sim por identificar que as propostas para “ser feliz”, estavam muito longe da realidade, algo que aparentemente parece até impossível de se concretizar. E por outro lado, sempre reconheci o desejo irrevogável de ser feliz, das crianças, jovens e adultos, expressado muitas vezes, de maneira errônea. Identifiquei que se faz a procura da felicidade onde nunca poderá ser encontrada, ao menos da maneira como se busca. E por trabalhar há muitos anos na Pastoral Vocacional observando este desejo das pessoas, presenciando muitas vezes que a ideia que se tem de felicidade é de algo sobre a qual não se tem erros, momentos de fraquezas e tristezas, entendi que precisa fazer algo para compartilhar o que eu compreendia: Deus te quer feliz! Mas não de qualquer jeito, mas sim do jeito certo: sendo você em sua realidade dando passos para encontrar consigo mesmo, e assim, progressivamente amadurecendo e construindo a felicidade concretamente, não apenas de momentos passageiros, reconhecendo que ser feliz também envolve adversidades em certas ocasiões. Podemos dizer que a ideia do livro é um complemento do programa que apresento há alguns anos “Feliz do Jeito Certo”, na TV Evangelizar de Curitiba, PR. Assim diria que o livro surgiu deste mesmo anseio de chegar até as pessoas com esta proposta de felicidade real e possível de ser vivida, do jeito que Deus quer, do jeito certo.


Blog da Catequese: Qual a proposta da obra?


Pe. Elias Silva: A grande proposta deste livro é convidar cada leitor a dar passos rumo a sua verdadeira felicidade, se desvinculando da falsa ideia de uma felicidade onde tudo é somente paz e bonança, mas sim vivendo em sua realidade e tendo consciência que a felicidade vai sendo construída, pois ele é um bonito gerúndio, onde vai se caminhando, se decidindo e ouvindo o convite amoroso de um Deus que é apaixonado por cada um, e sem esquecer que, Ele mais que ninguém quer ver seus filhos felizes, suportando as cruzes, se colocando a serviço, fazendo-se dom. Enfim, é uma proposta muito serena, onde proponho alguns passos para facilitar o leitor na missão de olhar para si, e se perceber convidado a felicidade. Tenha a coragem de se colocar a caminho comigo!


Blog da Catequese: O leitor irá descobri-los através da leitura e meditação do livro. Mas, o que o senhor pode adiantar sobre os passos para encontrar a felicidade? Quais são? Como podemos iniciar essa caminhada?


Pe. Elias Silva: De início, posso adiantar que se trata de decisão, e ela se dá nos pequenos grandes passos de cada dia, de cada escolha, da minha reação do que acontece comigo, e de como me coloco diante das dores e cruzes que carregamos, sejam elas explícitas ou não. No livro, faço um convite ao leitor: “Caminhe comigo!” E nessa proposta de caminhada, em cada capítulo vou procurando ajudar o leitor, a partir da Palavra de Deus, a se conhecer um pouco mais e se comprometer com a vocação para qual, amorosamente é convocado: Ser feliz! E através de testemunhos e orações lhe convido a pedir a graça de Deus para auxiliar neste caminho. Por isso fiz questão de deixar logo no subtítulo do livro que são “passos para a felicidade”, caminhando e se construindo em Deus sua história e sua missão neste mundo.


Blog da Catequese: Em meio às rotinas tão atribuladas, é possível ser feliz nos detalhes do dia a dia? Como?


Pe. Elias Silva: Somente no agora você é capaz de buscar a sua felicidade. Aqueles que vivem presos no passado ou sofrendo com o futuro não conseguem ver possibilidades de felicidade, pois o hoje se torna um fardo insuportável. E na verdade, é em nossa vida, nesta beleza de cada amanhecer e anoitecer que podemos tomar a firme decisão de ser feliz, e assim nos fortalecer para carregar as cruzes de cada dia. São nos detalhes que descobrimos a possibilidade de ser feliz, e não como algo mágico, que exclui toda a tristeza possível ou tribulações, mas sim, no reconhecimento que é um dom divino, que assumo em minha humanidade, ou seja, no aqui e agora da nossa existência se revela infinitas possibilidades de me construir e reconstruir, ouvindo o que Deus quer de mim, e amorosamente dando passos, respeitando nossas fragilidades mas acreditando no chamado que Ele nos fez para sermos seus filhos amados! E assim, somente assim conseguiremos Ser feliz, mas claro do jeito certo!

23 visualizações