“Se alguém deseja seguir-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e me acompanhe” (Mt 16,24)
Quem senão tu?
Quem são os que se consagram à vida religiosa? Serão estes, homens e mulheres especiais? Super-homens, supermulheres que não conseguindo viver em sociedade, buscam esconder-se dentro de conventos e Institutos, para viverem com maior facilidade o chamado de Deus? Não. É exatamente o contrário. Veja o que diz Dom João Braz de Aviz e Dom Jose Rodriguez Carballo na carta para o dia da vida consagrada:
“Não podemos faltar, não podemos deixar de estar entre os outros e com os outros, nunca e ainda mais neste chamado a ser Igreja sinodal! E mesmo antes disso, sabemos bem que a sinodalidade começa dentro de nós: de uma mudança de mentalidade, de uma conversão pessoal, na comunidade ou fraternidade, em casa, no trabalho, em nossas estruturas para expandir-se nos ministérios e na missão.”
Saiba mais: www.vaticannews.va
Estes homens e mulheres consagram sua vida ao Senhor não para si, mas fazem dela um dom para o mundo. Pela vida consagrada, eles (as) refrigeram o ardoroso e exaustivo caminho evangelizador da Igreja: pela oração e sacrifícios diários. Especialmente os de vida enclausurada, colocam-se em atenção através do silencio e contemplação, sendo suporte para os missionários e missionarias que saem pelo mundo.
A vida consagrada faz parte da vida, santidade e missão da Igreja.
Sobre o autor:
Frei Jonas Ribeiro da Silva, 41 anos de idade, natural de Cruzeiro SP, formou-se em filosofia no ano de 2002 pela Universidade Salesiana de Lorena SP. Pertence a Ordem dos Frades Menores na Provincia Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil. Trabalha em Pato Branco PR, desde o dia 05 de Janeiro de 2022 na frente da comunicação e evangelização.
Comments