• Redação

Reflexão do Evangelho: Preparai o caminho do Senhor! | Lc 3,1-6

2º Domingo do Advento


Por Pe. Almerindo da Silveira Barbosa



Em nossa caminhada para a celebração da Encarnação de Deus, o Natal, somos auxiliados por grandes personagens que nos ajudam a viver melhor esse momento, em que Deus vem ao nosso encontro. O profeta Isaias que, na distância dos tempos, profetizou de que a Luz brilharia em nossas vidas. A virgem Maria, aquela que, através do seu sim generoso, apresentou ao mundo o Sol da Justiça. João Batista, aquele que preparou os caminhos para o Senhor.


Neste 2º domingo do tempo do advento somos convidados a seguir as orientações de João Batista, o último dos profetas, o precursor de Jesus Cristo. Ele preparou o povo, à beira do Rio Jordão, para receber Jesus no início de sua vida pública. Agora, ele vem nos ajudar para que possamos receber o Menino Deus neste Natal.


No deserto, a partir da profecia de Isaias, João Batista foi tocado por Deus, para percorrer todas as regiões do Jordão, convidando o povo à conversão e ao arrependimento de seus pecados. “Esta é a voz que grita no deserto: preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas... e todas as pessoas verão a salvação de Deus”.


João Batista, com voz forte e firme, chamou o povo a se converterem, através do batismo de água que ele realizava. Não iludia ninguém. Dizia que batizava com água, como gesto simbólico, para que os corações fossem movidos à penitência, mas, depois dele viria alguém que é mais forte e que batizaria com o Espirito Santo. Assim, as pessoas vinham até ele e ouviam seus conselhos, acontecendo inúmeras conversões.

O convite do Batista é, hoje, para todos nós. Sua palavra continua sendo dirigida a todos que, mesmo vivendo no pecado, estão dispostos a mudar de vida e aceitar o caminho novo da existência, pelo arrependimento e pela conversão.


A mensagem do Evangelho é para cada um de nós. O Senhor nos fala que, através de nossas vidas, precisamos preparar sua chegada. Essa preparação acontecerá com o reconhecimento de que precisamos olhar para nosso interior e descobrir que precisamos mudar, precisamos converter. Precisamos limpar e deixar vazio o coração, para ficar cheio de sua presença e de seu amor.


O Senhor vem! Ele não entrará no coração de pessoas egoístas e cheias de si mesmas, mas naqueles corações abertos e vazios dessas realidades. Que possamos, então, pedir ao Espírito do Senhor para nos converter, abandonando nossos erros e nossos vícios, através de uma conversão sincera, para acolhermos o Menino Deus, Emanuel, Deus Conosco.

 

Pe. Almerindo da Silveira Barbosa, formado em Filosofia e Teologia, pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Minas Gerais, o colunista também possui especialização em Ensino Religioso, pela Faculdade do Noroeste de Minas (FINOM), e em Teologia Pastoral, realizada na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, em Belo Horizonte. Pe. Almerindo é coautor da coleção “Deus Conosco” e do livro Quem é esse Jesus e autor da obra A missa – Conhecer para viver, também publicado pela Editora Vozes.

55 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo