• Redação

Reflexão do Evangelho: Toda lei se resume no amor | Mt 22,34-40

Por Pe. Almerindo da Silveira Barbosa


No tempo de Jesus a lista dos mandamentos que as pessoas tinham que cumprir era mais de 600. Eram proibições que deviam ser observadas. Os fariseus discutiam para saber qual destes era o maior preceito.


Eles dirigem a Jesus para saber qual é o maior de todos. Espera de Jesus a resposta de que todos são igualmente importantes. Jesus responde usando uma passagem do Velho Testamento: “Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento” (Dt 6,5). Isto é, amar a Deus em todos os momentos da vida. Este é o maior mandamento.


Continua Jesus a dizer: “ora, o segundo é semelhante a este: amarás o teu próximo como a ti mesmo”. Quem diz que “ama a Deus, mas odeia o irmão, é mentiroso”, diz Jesus. “Pois, quem não ama o seu irmão, a quem vê, não poderá amar a Deus a quem não vê” (1Jo 4,20).


Amar a Deus com nosso coração, com nossa alma e com o nosso entendimento é amar com toda a nossa vida. Armar com o coração e a razão, deixando que Ele seja, de fato, o Senhor da nossa vida e da nossa história.


Amar o irmão é descobrir nele o rosto de Deus. Somos imagens do Criador e, portanto, no rosto do nosso próximo, deve-se revelar a face amorosa de Deus. Só descobrindo Deus nas pessoas que seremos capazes de amá-las verdadeiramente com o amor que não pede nada em troca. É o amor que ama por ama. É gratuito.


Assim, quem cumpre, nesta vida, o mandamento do amor, cumpre toda a lei e vive em Deus. Porque “Deus é amor e quem vive o amor vive o próprio Deus” (Cf. 1Jo 4,16).

Pe. Almerindo da Silveira Barbosa, formado em Filosofia e Teologia, pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Minas Gerais, o colunista também possui especialização em Ensino Religioso, pela Faculdade do Noroeste de Minas (FINOM), e em Teologia Pastoral, realizada na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, em Belo Horizonte. Pe. Almerindo é coautor da coleção “Deus Conosco” e do livro Quem é esse Jesus e autor da obra A missa – Conhecer para viver, também publicado pela Editora Vozes.

27 visualizações

Contato

Loja Virtual

Site Institucional

Desenvolvido por - Editora Vozes