top of page
  • Redação

Reflexão do Evangelho: Faça-se em mim segundo a tua Palavra! | Lc 1,26-38

Por Pe. Almerindo da Silveira Barbosa


É na pequena Nazaré que Deus encontrará a mais revolucionária das mulheres. Uma mulher que todos pensavam ser pequena, mas que se tornou grande aos olhos de Deus e todas as gerações hão de reconhecer grande e bem aventurada.


Neste bonito e profundo texto gostaria de destacar três frases que Deus, através do Anjo, diz Nossa Senhora. Que elas nos ajudem a experimentar o Senhor no dia a dia de nossa caminhada, de modo especial, nos momentos mais difíceis da vida.


“Não tenhas medo”. Em um mundo em que vivemos, cheio de violência, temores e desilusões, como é bonito e consolador ouvir de Deus que Ele não nos abandona e, por isso, não precisamos temer. Quem tem Deus não pode ter medo. Quem tem Deus vive cheio de esperança e confiança. Foi o que aconteceu com Maria. A partir desse momento, ela não carregou mais o medo, em seu coração.


“Deus está contigo”. É, talvez, a mais completa e fundamental afirmação que poderia ocupar nossa mente e nosso coração. Deus está conosco! Ele está dentro de nosso coração. Sua presença, em nós, traz a alegria e tira a solidão. É por isso que Maria fica cheia de alegria. Precisamos carregar essa certeza em nossa vida. Deus caminha conosco. Ele não nos deixa a mercê da vida.


“Para Deus nada é impossível”. Sabemos de nossas limitações, como Maria sabia. Também, como ela, precisamos tomar consciência daquilo que Deus pode realizar em nossa vida. É preciso acreditar que a vida de Deus pulsa dentro de nós. É através do encontro de nossas limitações com o ilimitado de Deus que o milagre acontece. Por isso precisamos não ter medo, porque sabemos que Deus está conosco e para Ele nada é impossível.


Que possamos tomar posse dessa realidade. Deus nos visita! Ele vem ao nosso encontro. Ele nos procura nos lugares onde nos encontramos. Assim como ele foi ao encontro de Maria, também vem ao nosso encontro. Não adianta nos esconder. O que Deus tem para nós não pode ser para o outro. É intransferível.


Assim como Deus invadiu o cotidiano de Maria, possa Ele, também, invadir a nossa vida, para sermos transformados, como Nossa Senhora foi. Que, como ela, possamos adentrar caminhos novos e viver situações completamente diferentes, a partir da encarnação.


Que Deus, ao nos visitar, possa nos ajudar a dizermos nosso sim verdadeiro e autentico a Ele: “Eis aqui o teu servo. Eis aqui a tua serva. Faça-se em mim o que o Senhor deseja”.


Amém!

 

Pe. Almerindo da Silveira Barbosa, formado em Filosofia e Teologia, pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Minas Gerais, o colunista também possui especialização em Ensino Religioso, pela Faculdade do Noroeste de Minas (FINOM), e em Teologia Pastoral, realizada na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, em Belo Horizonte. Pe. Almerindo é coautor da coleção “Deus Conosco” e do livro Quem é esse Jesus e autor da obra A missa – Conhecer para viver, também publicado pela Editora Vozes.


3.075 visualizações0 comentário
bottom of page