top of page
  • Redação

Reflexão do Evangelho: Ficai atentos e orai a todo momento | Lc 21,25-28.34-36

1º Domingo do Advento


Por Pe. Almerindo da Silveira Barbosa


Iniciamos mais um ano novo litúrgico, começando com esse tempo bonito de espera, de atenção e de vigilância, que é o advento. O Senhor vem ao nosso encontro, para ser Deus conosco, o Emanuel. Celebramos o 1º domingo do Advento.


A mensagem do Evangelho deste domingo é para que estejamos atentos e esperando, com perseverança, pelo Senhor. Quando Ele vier, cheio de glória e de poder, o seu Reino será instaurado, de forma definitiva, no meio de nós.


Quando Jesus vier o mundo será renovado e o reino de Deus será, definitivamente, estabelecido. Para isso Ele nos dá indícios claros que preanunciam a sua vinda. Acontecerão fenômenos na natureza, sinais no sol, na lua e nas estrelas. As pessoas terão angústia, aflição e pavor. “quando estas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima!”


Jesus diz que, quando ouvirmos falar dessas coisas, poderemos ter medo, angústia e pavor. Nossos corações ficarão povoados dessas realidades. Mas, pela fé, confiança e perseverança, devemos manter a nossa cabeça erguida, confiante n’Aquele que é o Senhor da nossa vida. Os sinais serão para anunciar a proximidade da vinda do Senhor.


Por isso que esse tempo do Advento é para prepararmos os nossos corações, para acolher a vinda do Senhor. Ele já veio, em sua primeira vinda, que celebramos no Natal. Agora, somos convidados a continuar acolhendo, através das celebrações dos sacramentos, da vivência da vida fraterna e pela prática da caridade. Esses encontros são necessários para que estejamos preparados para recebê-Lo em sua vinda gloriosa e definitiva.


Portanto, uma vez mais, o Evangelho nos chama a atenção para a vigilância, dizendo-nos “cuidado! Ficai atentos, e orai a todo momento”. Não é momento de ficar de braços cruzados. Não é tempo para dormir! O Senhor chegará a qualquer momento e precisamos estar preparados para receber.


O Senhor nos alerta para que estejamos com os olhos abertos. Não temos outro caminho senão pela vigilância, pela atenção e pelo cuidado. Para isso precisamos estar atentos e em sintonia com o Deus, através da oração. Daí as palavras centrais do evangelho deste domingo: “ficai atentos e orai a todo momento”!


Por isso, o ponto central do nosso texto de hoje é uma mensagem de ânimo, coragem e fé: “Quando essas coisas começarem a acontecer, levantem-se e ergam a cabeça, porque a libertação de vocês está próxima.” Aguardemo-nos com o coração vigilante e orante para recebe-Lo em nosso coração.

 

Pe. Almerindo da Silveira Barbosa, formado em Filosofia e Teologia, pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Minas Gerais, o colunista também possui especialização em Ensino Religioso, pela Faculdade do Noroeste de Minas (FINOM), e em Teologia Pastoral, realizada na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, em Belo Horizonte. Pe. Almerindo é coautor da coleção “Deus Conosco” e do livro Quem é esse Jesus e autor da obra A missa – Conhecer para viver, também publicado pela Editora Vozes.


127 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page