top of page
  • Redação

Lançamento | O Caminho - Iniciação à Vida Cristã com Adultos

O itinerário proposto pelo Subsídio para Iniciação à Vida Cristã com Adultos “O Caminho” segue os Tempos e as Etapas apresentados pelo Ritual da Iniciação Cristã de Adultos (RICA), adaptados ao contexto e às diversas realidades da sociedade atual. O subsídio traça um percurso simples e prático, dando segurança e ajudando nossas comunidades eclesiais missionárias a transmitir a fé, dinamizando todo o processo iniciático e de inspiração catecumenal, promovendo uma Pastoral de Conjunto, na qual os diversos grupos (pastorais, movimentos, associações, leigos e leigas, clero) se unirão em torno de uma ação e movimento comuns.


"O subsídio, seguindo o itinerário catecumenal de quatro Tempos e três Etapas, proposto pelo Ritual de Iniciação Cristã de Adultos (RICA), busca atender diversas realidades – desde adultos que não passaram pelo processo de iniciação cristã a batizados que se afastaram da Igreja ou receberam uma formação cristã insuficiente. Tendo por base a leitura e a reflexão da Sagrada Escritura, cada encontro possui um roteiro dinâmico no qual são apresentados os principais conteúdos doutrinais de nossa fé, presentes no Catecismo da Igreja Católica, na Tradição e no Magistério da Igreja. Na distribuição dos temas, buscou-se uma sintonia entre o conteúdo catequético e as celebrações litúrgicas", explica Cardeal Odilo P. Scherer, Arcebispo de São Paulo, na apresentação da obra.

Apesar de organizado em Tempos e Etapas, o itinerário deve ser visto como um processo único e gradativo, pensado para possibilitar de modo especial a criação de um vínculo afetivo entre catecúmenos, catequizandos e comunidade. Como numa escada, subiremos degrau por degrau para atingir o objetivo de formar e constituir discípulos de Jesus Cristo, em sua Igreja.


"Colocando em prática o pedido da Igreja, através de nossos Bispos e orientados pelo Documento 107 (CNBB. Documento 107, n. 141, p. 66), portanto, propomos este subsídio como um itinerário de Iniciação à Vida Cristã voltado para adultos catecúmenos (não Batizados) e/ou catequizandos (batizados na infância e não suficientemente evangelizados), que desejam retomar seu caminho de fé, com o intuito de “desenvolver um processo que leve a uma maior conversão a Jesus Cristo, forme discípulos, renove a comunidade eclesial e suscite missionários que testemunhem sua fé na sociedade”", encerra o autor.


Para o percurso a ser percorrido, são propostos dois volumes:



R$ 45,00

216 páginas

ISBN 9786557130216


O primeiro para o catequista, contendo o roteiro e toda a orientação teológica, mistagógica e pastoral para o desenvolvimento dos encontros.




R$ 45,00

200 páginas

ISBN 9786557130209


O segundo livro é para os catecúmenos e catequizandos, chamado Diário Catequético, contendo textos e atividades que complementarão a reflexão realizada nos encontros de catequese.


Esta proposta deseja ajudar nossas comunidades a mudar paradigmas, em vista de uma conversão pastoral, fazendo da Igreja uma verdadeira casa de Iniciação à Vida Cristã.


Confira todos os livros do Pe. Thiago no site: www.livrariavozes.com.br



237 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page