top of page
  • Redação

Reflexão do Evangelho: Recebei o Espírito Santo | Jo 20,19-23


Celebramos neste domingo a festa de Pentecostes. É a festa do Espírito Santo, que dá vida, renova e transforma todas as coisas e que foi derramado sobre os apóstolos, para que eles pudessem continuar a missão iniciada por Jesus Cristo.


O Evangelho desta solenidade (Jo 20, 19-23), revela para nós o primeiro encontro que o ressuscitado teve com seus discípulos. Foi nesse mesmo dia que o Espírito Santo foi derramado sobre eles, através do sopro: “Recebei o Espírito Santo”.


São João começa o texto dizendo que, no primeiro dia da semana, isto é, no dia do Senhor, o domingo, os discípulos estavam reunidos, com as portas fechadas. Estavam com medo de serem perseguidos, como Jesus, pelos judeus. É nessa realidade de medo que Jesus entra e se põe no meio deles e oferece o primeiro de seus dons, a PAZ.


Os discípulos reconhecem Jesus depois que Ele lhes oferece o dom da paz e mostra suas chagas. Na certeza de que estavam diante do Senhor, seus corações se alegram e, mais uma vez, Jesus lhes oferece a paz como o primeiro de seus dons. Paz que, depois, os discípulos irão reconhecer ser necessário possuir para continuarem a missão, pois ela é o próprio Jesus.


Depois que Jesus se apresenta e é reconhecido, sopra sobre os discípulos o Espírito Santo, para que, na sua força, possam ir em missão e anunciar o Evangelho do Reino. É na força do Espírito que eles serão testemunhas, sem medo e em paz. Sem a força do Espírito não serão revigorados e fortalecidos para o trabalho missionário.


Por fim, Jesus dá aos discípulos o poder de perdoar os pecados: “A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem não os perdoardes, eles lhes serão retidos”. Na força do Espírito eles terão condições de expulsar o mal do coração das pessoas. Cheios do Espírito Santo terão autoridade para isso, pois o Espírito do Ressuscitado destrói tudo que impede a pessoa de ser cheia das coisas de Deus.


Na festa do derramamento do Espírito Santo, o Pentecostes, sobre toda a Igreja somos chamados a renovar sua presença em nós, deixando que esse raio de Luz aqueça nossos corações para que, aliviados, fortalecidos e revigorados possamos levar a mensagem da Boa Nova a todas as pessoas.


Pe. Almerindo da Silveira Barbosa, formado em Filosofia e Teologia, pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Minas Gerais, o colunista também possui especialização em Ensino Religioso, pela Faculdade do Noroeste de Minas (FINOM), e em Teologia Pastoral, realizada na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, em Belo Horizonte. Pe. Almerindo é coautor da coleção “Deus Conosco” e do livro Quem é esse Jesus e autor da obra A missa – Conhecer para viver, também publicado pela Editora Vozes.


4.233 visualizações0 comentário
bottom of page