top of page
  • Redação

A liturgia no encontro de catequese

Você já parou para pensar qual a importância da liturgia no encontro de catequese? Uma das características e função da catequese de inspiração catecumenal, é transmitir as chaves e os códigos para compreensão da liturgia, que é constituída por ritos e símbolos, como explica o Pe. Thiago Faccini Paro, especialista no tema.


"A liturgia tem uma dinâmica e linguagem próprias que pressupõem uma iniciação. No itinerário catequético é fundamental o catequizando ter contato com essa linguagem e dinâmica".


Segundo Pe. Thiago, para utilizar a liturgia no dia a dia, os catequistas podem ficar atentos ao método mistagógico utilizado pelos padres da Igreja Primitiva, que oferecem algumas pistas metodológicas:


1) Sensibilize os catequizandos e os ensine a se relacionarem com os elementos que constituem a liturgia (água, luz, fogo, óleo, pão e gestos, entre outros);


2) Utilize a própria liturgia, participando de celebrações bem preparadas;


3) Realize catequeses mistagógicas, partindo da experiência vivida nas ações rituais, ajudando-os a compreender o sentido de cada gesto e símbolo, utilizando do Ano Litúrgico, da Eucologia, Música Litúrgica e da Arte Litúrgica.


E será que é possível ensinar essa importância ao catequizando? De acordo com o padre, sim, é possível. Porém, esta não deve ser imposta. "A liturgia se aprende a amar celebrando, participando de liturgias bem preparadas e celebrada com arte. Só se aprende a importância da liturgia, uma vez que se consegue compreendê-la", encerra.

 

Em fevereiro de 2020, você tem um encontro marcado com o Pe. Thiago Faccini Paro na segunda edição do Catequistas Brasil!


Pe. Thiago é autor de diversos livros na área de catequese, entre eles: Catequese e liturgia na iniciação cristã, As celebrações do RICA e Conhecer a fé que professamos, além de toda a coleção O Caminho.


No evento, Padre Thiago irá abordar o tema "Liturgia no encontro de catequese" em duas palestras e tem um bate-papo agendado com o público sobre "O Caminho - Catequese Batismal".


Confira a programação completa aqui!

365 visualizações0 comentário
bottom of page